Ceará quer implementar parques eólicos offshore para produção de hidrogênio verde

Redação – 20.10.2023 – Seinfra-CE realizou reunião com órgão da União para criar parcerias que promovam a instalação de usinas eólicas em alto mar

A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e a representação estadual da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) promoveram um encontro nesta quarta-feira (18/10) para estudarem parcerias com vistas a desenvolvimento local de usinas eólicas offshore. O governo do estado entende que há um potencial a ser explorado para que o Ceará se torne um destaque na produção de hidrogênio verde.

De acordo com Adão Linhares, secretário executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra, dos 78 projetos com pedidos de licenciamento no Ibama, 23 deles estão na costa do Ceará e somam uma potência de 58 GW, o que representa mais do 30% do total de 189 GW.

“Dadas as condições de vento da nossa região, batimetria do nosso litoral, podemos assegurar que a nossa eólica é a mais barata do mundo o que traduz todo interesse manifesto pelas empresas e, por consequência, quanto ao hidrogênio ver mais competitivo do mundo”, disse o secretário.

Presente ao encontro, a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, reforçou o momento de oportunidades que o Ceará vive em diversos setores, como da produção de energia. “A gente espera que esta industrialização venha para cá pelas vantagens que temos como vento, condições de clima; e isto não é apenas uma iniciativa isolada, são vários frentes de oportunidades e nós entes públicos temos o dever de discutir este momento de oportunidades”, reforçou a gestora.