Aeroporto de Comandatuba (BA) aumenta segurança com nova certificação

Equipamento usado no aeroporto aumenta segurança nas operações. Foto: divulgação Socicam.
Redação – 23.10.2023 – Segurança das operações aumentou com homologação do equipamento PAPI usado na cabeceira 20 do aeroporto

O Aeroporto de Comandatuba, localizado no sul da Bahia,recebeu uma homologação de Auxílio à Navegação Aérea. A conquista foi possível com o resultado de 100% de aproveitamento da inspeção realizada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que autorizou a homologação do PAPI (do inglês, Precision Approach Path Indicator) na cabeceira 20 do aeroporto. O equipamento, já utilizado na cabeceira 02, amplia de forma significativa a eficiência das operações, ao permitir que os pousos aconteçam de forma precisa pelas duas extremidades da pista.

Na prática, o PAPI atua como um auxílio visual de precisão que orienta o piloto a adquirir e a manter a aproximação correta da pista. Se, no momento da aproximação, o comandante avaliar que a visibilidade em uma das cabeceiras não está satisfatória, ele poderá pousar do outro lado, o que contribui para o êxito da operação.

A validação do equipamento vem acompanhada de mais uma novidade: o Aeroporto de Comandatuba se consolida como o primeiro do Brasil a receber a placa de homologação de um ponto do GEIV, implantada na pista de pouso e decolagem após o sobrevoo da aeronave do Grupo Especial.

Como funciona o PAPI?

O PAPI, cuja tradução literal consiste em “Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão” é um equipamento que permite que o piloto saiba se está fazendo uma descida correta até a pista – ou se está mais alto ou mais baixo do que a posição ideal.

É composto por quatro caixas que produzem feixes de luz com variações de vermelha a branca. Elas permitem que o piloto identifique o posicionamento da aeronave no momento do pouso:

  • 2 vermelhas e 2 brancas: o piloto está no ângulo de descida ideal;
  • 3 ou 4 brancas: ângulo de descida alto;
  • 3 ou 4 luzes vermelhas: está aproximando muito baixo

O Aeroporto de Comandatuba é administrado desde 2016 pela Socicam. Em fevereiro de 2021, foi autorizado a receber operações comerciais, passando a ser classificado como Aeroporto público. Com pista de 2 mil metros, possui capacidade para atendimento de aeronaves como Boeing 737 e Airbus 320, típicas da aviação doméstica brasileira.