Sistema de dessecação como forma de tratar lodo em Estações de Tratamento de Água

Redação – 14.11.2023 – O lodo é gerado a partir da remoção de impurezas da água durante o processo de tratamento e sua má gestão pode trazer problemas ambientais e odores desagradáveis

O desafio da geração de lodo em Estações de Tratamento de Água (ETAs) é uma preocupação ambiental e operacional significativa das empresas de saneamento. A gestão adequada do lodo evita a contaminação ambiental, odores desagradáveis e possibilita outros benefícios, entre eles a recuperação de recursos como água e reuso dos resíduos. Os sistemas de dessecação de lodo surgem como uma opção para este desafio.

O lodo é gerado a partir da remoção de impurezas da água durante o processo de tratamento e contém sólidos suspensos, substâncias orgânicas e inorgânicas, que precisam ser removidos e tratados adequadamente para evitar impactos negativos no meio ambiente. O volume estimado de lodo gerado em uma ETA varia de acordo com diversos fatores, mas, em média, para cada metro cúbico (m³) de água tratada, podem ser gerados de 0,1 a 0,3 m³ de lodo

Os benefícios para o município que adota o sistema de dessecação vão desde a redução do custo de disposição em aterros sanitários, redução de emissões de CO2, geradas no transporte desse lodo – estamos falando de 250 caminhões se o lodo estiver saturado, frente a 2 caminhões usados no caso do lodo seco, inclusive com a possibilidade de reúso desse lodo seco como matéria prima.

Entre as soluções existentes no mercado para a secagem de lodo de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) podemos citar Secagem Térmica, Solar, Mecânica, as Lagoas de Secagem, o Leito de Secagem de Lodo, entre outras.

Geoforma surge como solução para lodo

A Quattro T Consultoria e Serviços em Gestão de Resíduos atua com a tecnologia de Geoformas e Geobags, que envolve o uso de bolsas ou contentores feitos de materiais geossintéticos para desidratar o lodo. Essas geoformas ou geobags são preenchidos com lodo e permitem que a água seja drenada gradualmente.

No caso específico da municipalidade, principalmente de municípios de pequeno porte, que muitas vezes contam com recursos limitados e podem sofrer pela distância dos grandes centros para recorrerem a manutenção ou reposição de peças, as geoformas podem ser um grande aliado ao processo de tratamento buscando a otimização do lodo.

A geoforma entra após o tratamento principal, otimizando o volume de lodo e permitindo a recuperação de toda a água livre e a reciclagem o descarte da parte sólida com baixo volume e baixo custo. O lodo já seco tem valor econômico, seja ele para utilização como fertilizantes, combustíveis para caldeiras, matéria prima para construção civil etc.