Amazon anuncia primeiro parque eólico no Brasil

Redação – 22.11.2023 – É a segundo parque de energia renovável da empresa no País, que quer zerar consumo de energia térmica até 2025

A Amazon anunciou seu primeiro parque eólico em escala no Brasil, com capacidade instalada de 49.5 MW e que deverá gerar 255 GWh/ano de energia limpa por ano quando estiver em operação, localizado em Parelhas (RN). O parque eólico é o segundo projeto de energia renovável da Amazon no Brasil, depois de anunciar um parque solar de 122 MW no ano passado.

Ambos os projetos ajudarão a fornecer energia limpa para os data centers e operações da Amazon e para as comunidades próximas, além de contribuir para o compromisso Climate Pledge da Amazon de atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações até 2040.

O plano da gigante tecnológica é consumir 100% de energia renovável até 2025, cinco anos antes de seu compromisso original para 2030. A empresa tem agora um total de 479 projetos eólicos e solares em todo o mundo e, uma vez em operação, espera-se que eles gerem mais de 71 mil gigawatts-hora (GWh) de energia limpa por ano, ou o suficiente para abastecer 6,7 milhões de residências nos EUA.

Construção do parque

A construção do novo parque eólico, localizado no Complexo Eólico do Seridó, é um projeto desenvolvido pela Elera Renováveis, que diz já ter gerado cerca de 1 mil empregos no Brasil, e quase 50% deles foram preenchidos por trabalhadores de comunidades locais.

Durante a construção do parque eólico, um drone foi usado para instalar os condutores da linha de transmissão aérea para o parque eólico. As turbinas do parque eólico têm 150 metros de diâmetro – o comprimento de quase 1,5 campo de futebol. Quando estiver em operação, espera-se que o projeto ajude a evitar a emissão de 148.000 toneladas métricas de CO2. Além de gerar empregos, o desenvolvedor também ofereceu cursos de treinamento para qualificar os moradores locais para ajudar na construção.