Komatsu adquire produtora de baterias de olho em equipamentos elétricos

Hiroyuki Ogawa, presidente e CEO da Komatsu Ltd. (à esquerda) e Subhash Dhar, fundador, presidente e CEO da ABS (à direita).
Redação – 22.11.2023 – ABS é produtora de baterias para veículos comerciais, ônibus e caminhões e Komatsu quer usar essa expertise nos mercados de construção e mineração

A subsidiária da Komatsu nos Estados Unidos (Komatsu America Corp.) vai adquirir a American Battery Solutions (ABS), fabricante de baterias com sede em Detroit (EUA). A aquisição permitirá à Komatsu desenvolver e produzir os seus próprios equipamentos elétricos de construção e mineração, por meio da integração da tecnologia de baterias da ABS.

A ABS desenvolve e fabrica uma ampla variedade de baterias industriais e para serviços pesados, usando baterias de íons de lítio para veículos comerciais, ônibus de transporte público e veículos dentro e fora de estrada. A empresa fornece sistemas de bateria padrão e personalizados otimizados para as necessidades de cada cliente.

A Komatsu diz que a tecnologia da ABS, combinada com o conhecimento avançado de desenvolvimento de produtos e a experiência de seu pessoal, permite à empresa desenvolver e fabricar baterias projetadas para oferecer desempenho e vida útil superiores do produto, além de aumentar a segurança.

Os primeiros equipamentos produzidos com baterias ABS serão utilizados para alimentar equipamentos de mineração na América do Norte e do Sul, onde a demanda por eletrificação vem aumentando. No futuro, a Komatsu terá como objetivo expandir a utilização de baterias em equipamentos de construção e estabelecer um sistema de fornecimento global. A Komatsu continuará a apoiar o negócio de baterias da ABS para desenvolver ainda mais o negócio de eletrificação pós-aquisição.

Operação independente

A ABS irá operar como uma entidade comercial independente dentro da Komatsu e continuará seus planos de crescimento executando seus programas de clientes atuais e potenciais nos segmentos de veículos comerciais. A diferença é que a empresa agora tem a oportunidade de atacar o mercado de mineração e construção.

A Komatsu posicionou o ano fiscal de 2023 como o primeiro ano para a introdução de equipamentos elétricos de construção no mercado. A aquisição deve acelerar esse plano, utilizando a tecnologia relacionada com baterias da ABS a outras iniciativas que a Komatsu está desenvolvendo com os seus parceiros. Estes esforços ajudarão a Komatsu a atingir a sua meta de gestão de redução de 50% das emissões de CO2 provenientes da utilização dos seus produtos até 2030 (em comparação com os níveis de 2010), bem como o desafio da empresa em alcançar a sua neutralidade de carbono até 2050.

A Komatsu planeja fechar a aquisição em 1º de dezembro de 2023, com a condição de que todos os procedimentos necessários para o fechamento estejam concluídos. O valor da transação não foi revelado. Estima-se que o impacto imediato nos resultados empresariais consolidados da Komatsu seja mínimo.