Congonhas testa ônibus elétricos no transporte de passageiros dentro do aeroporto

Ônibus elétrico que está sendo utilizado em Congonhas (foto: divulgação).
Redação – 24.11.2023 – Ônibus elétrico da Higer já começou a ser utilizado para movimentar passageiros no embarque e desembarque de aeronaves

O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está testando ônibus elétricos da Higer para movimentação de passageiros dentro do terminal. A iniciativa é uma parceria da Aena, concessionária de Congonhas, com a Higer e a Engie, que será a responsável pelo planejamento e execução do projeto, criando uma forma de viabilizar a forma de carregamento para transição entre veículos tradicionais e elétricos.

A intenção é criar um modelo que possa ser replicado nos 17 aeroportos brasileiros geridos pela empresa. Já em novembro, os passageiros de Congonhas começaram a usar ônibus elétricos para embarque ou desembarque remoto. O modelo adotado é o HIGER Azure A12BR, que é 100% elétrico, sem emissão de CO2 e ruídos. Ele tem autonomia de 270 quilômetros e é alimentado exclusivamente por baterias, com tempo de recarga de até três horas.

Para a Aena Brasil, a parceria com a Engie e a Higer é um passo importante dentro do compromisso da pauta ESG em tornar o aeroporto um ambiente mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, oferecendo mais conforto ao passageiro. O objetivo da Aena é que 100% da frota de 25 ônibus em Congonhas sejam elétricos.