American Tower faz balanço sobre sua operação de rede neutra

Redação – 27.11.2023 –Empresa projeta mais de 90% de suas cidades com duas ou mais operadoras comercialmente ativas até o final do ano

A American Tower, operadora de infraestrutura para telecomunicações, completou quatro anos desde o lançamento da sua primeira cidade com rede neutra FTTh (Fiber-to-the-home) no Brasil. Atualmente, a empresa possui aproximadamente 1 milhão de HPs (casas passadas) em Minas Gerais. Segundo a companhia, 70% das cidades em que atende com essa oferta já têm ao menos duas operadoras comercialmente ativas.

Em relação à expansão da rede, a American Tower alcançou a marca de 28 mil quilômetros de fibra instalada no Brasil. Neste ano, a empresa começou a comercializar serviços em novos Estados, incluindo São Paulo, Rio, Bahia, Goiás e o Distrito Federal.

A American Tower também investiu na padronização para integrações fim-a-fim com as operadoras. Ao adotar as melhores práticas do TM Fórum, uma associação industrial global para o setor de telecom, e disponibilizar o Portal FTTh ATC como ferramenta para acelerar o início de operações comerciais com maior velocidade, a companhia facilitou o acesso a uma infraestrutura de rede robusta e confiável por provedores de serviços de telecomunicações de diferentes portes.

Essa padronização permite a simplificação e agilidade na integração de operadoras clientes, a exemplo de uma operadora que em três meses já tinha integrado todos os seus sistemas e processos, pronta para iniciar operação comercial, como cita a companhia.

Para acompanhar essa expansão, a capacidade de energia solar instalada no parque da American Tower, localizado na cidade de Frutal (MG), foi ampliada em aproximadamente 50%, contando agora com 7,2 mil painéis solares de última geração. Esses painéis geram energia para 100% da unidade de fibra óptica da companhia, evitando a emissão de 435 toneladas de CO² na atmosfera anualmente.