Multilog inaugura porto seco na divisa entre SC e Argentina

Vista aérea do novo porto seco da Multilog (foto: divulgação).
Redação – 06.12.2023 – Empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 50 milhões, pretende alavancar a economia local e impulsionar o comércio exterior entre Brasil e países do Mercosul

A Multilog amanhã, dia 7 de dezembro, o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira (SC), unidade alfandegada instalada na divisa com a Argentina e conexão com os demais países do Mercosul. O empreendimento, que recebeu R$ 50 milhões em investimentos, irá expandir as operações da empresa, alavancar a economia local e impulsionar o comércio exterior brasileiro, ao trazer mais agilidade à cadeia de suprimentos no bloco sul-americano.

O empreendimento, construído para atender as demandas do intenso fluxo terrestre de importação e exportação, será o principal ponto de conexão de Santa Catarina com a Argentina e tem a expectativa de ser um dos principais centros de comércio exterior entre o Brasil e os demais países do Mercosul. Obviamente, nova unidade reforça a atuação da Multilog em portos secos de fronteiras.

O fluxo de cargas da unidade de Dionísio Cerqueira deve ser também impulsionado pela entrada em vigor da Lei 17.762/19, norma estadual que trata dos benefícios fiscais de importação do Mercosul (exceto do Uruguai), para as empresas que realizarão o desembaraço aduaneiro naquela unidade.

O Porto Seco de Dionísio Cerqueira está instalado em um terreno com área total de 175 mil m² e possui um armazém de 2 mil m², que conta com 128 m² de Câmara Fria em três docas, para as cargas que necessitam de controle de temperatura. Quando atingir a capacidade plena de operação, o porto seco contará com 600 vagas para caminhões, além de um bolsão para outros 100 veículos em espera.

A estrutura contempla ainda um pátio para cargas perigosas, dois gates de entrada com balanças bidirecionais e outros dois de saída. Outros 50 mil m² do total do terreno são destinados a uma Área de Proteção Permanente.

Gestão tecnológica e eficiente

Toda a gestão do Porto Seco de Dionísio Cerqueira será realizada de maneira eficiente pela Multilog, apoiada no uso de tecnologias avançadas e em plataforma de dados. A estrutura tecnológica da empresa conta com softwares consolidados e reconhecidos pelo mercado, e inclui uma Torre de Controle com um Data Lakehouse construído internamente, que consolida as informações. As ferramentas concedem previsibilidade operacional, assertividade nas decisões estratégicas e direcionamento de ações.

Toda essa infraestrutura é suportada por um Stack tecnológico atualizado, que inclui o ERP SAP, o CRM Salesforce e a plataforma Genius, desenvolvida pela equipe de tecnologia da Multilog. Essa plataforma oferece um portal para que os clientes possam rastrear suas cargas e acompanhar seus processos e serviço.