Anglo American anuncia nova presidente para operação brasileira

Ana Sanches, nova presidente da Anglo American no Brasil (foto: divulgação).
Redação – 07.12.2023 – Ana Sanches assume como nova CEO da Anglo American no Brasil e pretende manter investimentos e planos de sustentabilidade da mineradora

Nesta última terça-feira (5/12), Ana Sanches assumiu oficialmente a presidência da Anglo American no Brasil. Ela já ocupava a posição de diretora financeira das divisões Técnica, Sustentabilidade, Projetos e Desenvolvimento na sede global da companhia, em Londres (Inglaterra), e, agora, será responsável por comandar os negócios de minério de ferro (Minas-Rio), em Minas Gerais e Rio de Janeiro, e de níquel (Codemin e Barro Alto), no estado de Goiás. A nova executiva vai manter os planos de investimento da Anglo American no Brasil, que alcançam R$ 12 bilhões até 2027.

Ana Sanches retornou ao Brasil no início de novembro como parte do plano de transição junto ao executivo Wilfred Bruijn, que deixou o posto em vista de um novo ciclo profissional. Ela é brasileira e está há 11 anos na Anglo American, tendo trabalhado na área financeira por nove anos no Brasil e por dois anos e meio na Inglaterra.

A presidente diz que a operação brasileira seguirá em busca da transformação do setor mineral, em busca de processos operacionais ainda mais eficazes, inovadores e seguros, além de manter os atuais cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros. “Esperamos ser cada vez melhores nas relações com as comunidades e ainda mais responsáveis com a preservação ambiental”, ressaltou, em comunicado à imprensa.

Ainda em relação à sustentabilidade, a nova CEO reforça a importância do Plano de Mineração Sustentável, que guia as ações da empresa nos pilares ambiental, social e governança. A empresa tem a meta de reduzir 30% da emissão de gases do efeito estufa até 2030. Para isso, já assinou contratos de compra e de autoprodução de eletricidade e já conta com uma matriz de energia elétrica 100% renovável nas operações do Brasil.