Sustentabilidade deve puxar as tendências na construção civil para 2024

Redação – 09.01.2024 – Eficiência energética, IA e modernização predial estão entre os principais fatores em voga no setor este ano, de acordo com a Schneider Electric

A inovação já faz parte do setor de construção civil, mas o foco de todas as novidades em 2024 deve estar a serviço de edificações mais sustentáveis. A causa para isso são as mudanças climáticas, que estão causando situações extremas por todo o Brasil, sendo que a construção civil é responsável por 139 milhões de toneladas em emissões de CO² por ano, de acordo com informações da Setec.

O Brasil já está se transformando. O U.S. Green Bulding Council Brasil reportou que o País é o quarto do mundo em construções sustentáveis no ranking de 2022 do selo de Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). Para 2024, a expectativa é que o setor da construção civil avance em projetos sustentáveis, puxado pelas tendências e tecnologias, como aponta Patricia Lombardi, Building Segment Leader South para América do Sul da Schneider Electric.

A executiva lista abaixo as principais inovações que promovem a sustentabilidade.

Eficiência energética em destaque

Um dos pilares fundamentais para o ano que se aproxima é a eficiência energética. A pesquisa “The Path to Net-Zero Buildings”, da Schneider Electric, divulgada em setembro de 2023, mostra que os edifícios poderiam reduzir suas emissões operacionais de CO² em até 42% com a adoção das soluções de gerenciamento de energia e de edifícios digitais, que possibilitam a redução do consumo e o uso inteligente.

Se as tecnologias de aquecimento movidas a combustível fóssil forem substituídas por alternativas elétricas, e uma microrrede com fontes de energia renovável for instalada, as edificações terão uma diminuição adicional de 28% nas emissões operacionais de carbono, resultando em uma redução total de até 70%, de acordo com o mesmo estudo.

Inteligência Artificial

A evolução da inteligência artificial (IA) também tem impacto profundo e transformador no setor. A executiva da Schneider Electric pontua que IA é um habilitador para a convergência com outras tecnologias, como IoT, aprendizado de máquina e análise de dados.

“Todas essas soluções podem ser usadas na gestão de edifícios para monitorar o consumo de diversos recursos, como água, energia e outros, além de automatizar esse acompanhamento. Com essa análise de dados, a visualização das informações fica mais ágil para que as metas de economia sejam acompanhadas e ajustadas constantemente”, explica Patricia.

Ecodesign

Para edifícios obterem “selos verdes”, há uma série de fatores que são analisados, incluindo as soluções e materiais usados no projeto. A edificação precisa se provar sustentável mesmo antes de ser iniciada. Por isso, fornecedores que tenham uma preocupação concreta com a sustentabilidade devem ser priorizados como parceiros.

Isso deve impactar também a revitalização de prédios antigos. Segundo o National Trust for Historic Preservation, o impacto, no meio ambiente, de uma nova construção dura cerca de 80 anos. Diante desse cenário, a executiva da Schneider destaca que modernização de prédios já existentes é essencial para termos um segmento mais sustentável e eficiente. O principal meio para digitalizar uma estrutura comercial antiga são os Sistemas de Gerenciamento de Edifícios, também conhecidos como Building Management Systems (BMS).