Grupo Tracbel começa a distribuir retroescavadeiras indianas

Redação – 10.01.2024 – Distribuidora traz ao Brasil dois modelos de equipamentos da Bull, de olho no mercado de saneamento e agro

O Grupo Tracbel está expandindo sua operação no Brasil com a comercialização das retroescavadeiras Bull em todo o território nacional. A linha, que já estava disponível em cerca de 60 países, traz como pontos fortes robustez, produtividade e baixo custo de manutenção, segundo a distribuidora. O grupo comercializará os modelos Bull HD 96 (90hp) e Bull HD 100 (100hp). São produtos na classe de aproximadamente 85% do mercado brasileiro de retroescavadeiras, que está na marca de 11 mil unidades anuais.

As máquinas são produzidas pela indiana Bull e se destacam em operações relacionas a água, como obras de saneamento, diz a Tracbel. Mas a distribuidora também está de olho no agronegócio e espera que os novos equipamentos possam atender a demanda por mais produtividade do setor.

Com seu engate rápido, a máquina permite a troca da caçamba e a utilização de implementos para uma grande variedade de aplicações. Este sistema permite o uso de garras para cana de açúcar, tijolos, fardos e até para materiais irregulares. É possível substituir por implementos para compactação de solos, garfos para empilhadeiras e acessórios para tarefas de carregamento e descarregamento em várias áreas, além de poder acoplar uma caçamba “6 em 1”.

Na parte traseira, o braço e a lança admitem ainda executar funções de rompedor hidráulico para quebrar rochas, concreto ou asfalto. E também é possível executar o tradicional trabalho de valetamento com caçambas de formatos, tamanhos e volumes diferentes.

A Bull HD 96 utiliza motor Perkins. Sua avançada transmissão power shutle de quatro velocidades à frente e uma à ré, com conversor de torque integrado, é da italiana Carraro; da mesma marca é o eixo dianteiro; os freios são da norte-americana Carlisle; o radiador alemão é da AKG; e a bomba hidráulica Cassapa é também produzida na Itália.