EDP investe R$ 59,3 milhões em duas novas subestações digitais de energia

Redação – 10.01.2024 – Os novos empreendimentos beneficiarão 35 mil habitantes de municípios no Espírito Santo

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, vai construir duas subestações nas cidades de Ibitirama e Muniz Freire, representando um investimento total de R$ 58,3 milhões. As obras beneficiarão mais de 35 mil habitantes e as novas subestações vão contar com tecnologia de comando digitalizado. Durante as obras, a previsão é que sejam gerados 240 empregos diretos e indiretos.

A SE de Ibitirama vai beneficiar 28 mil habitantes de Ibitirama, Iúna, Divino de São Lourenço e Guaçuí. Ela conta com dois níveis de tensão (69/13,8 kV), incluindo um transformador de 12,5 MVA de potência, distribuído em quatro alimentadores de média tensão. Além disso, para conectar a atual subestação de Iúna à futura subestação de Ibitirama, serão construídos 32 quilômetros de Linha de Distribuição (LD) 69 kV. Conclusão prevista para outubro de 2024.

Já a SE Menino Jesus, em Muniz Freire, será construída em uma área de 500 m², possui dois níveis de tensão (34,5/13,8 kV), um transformador de 2,5 MVA de potência e dois alimentadores de média tensão. Beneficiará 7 mil habitantes de Muniz Freire, melhorando a qualidade do fornecimento de energia ao município. A conclusão está prevista para fevereiro de 2024.

Digitalização da operação

Totalmente digitalizadas, as subestações contam com um sistema de automação e supervisão moderno. Sua iluminação é composta por lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e demonstrando a preocupação da empresa com a comunidade e a preservação do meio ambiente. Todas as subestações da Concessionária são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, no município de Serra.

Operando 24 horas por dia, o COI realiza a comunicação direta com as equipes de campo, garantindo eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhão de clientes no Estado. A partir da central, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica, incluindo a análise meteorológica das condições climáticas, em toda a área de concessão da distribuidora.