Rastreadores solares da Trina Tracker ganham acesso ao Finame

Redação – 18.01.2024 – Os equipamentos produzidos na fábrica instalada em Salvador atendem aos requisitos do programa do BNDES

A Trina Tracker Brasil, empresa do Grupo Trina Solar especializada no desenvolvimento e fabricação de rastreadores solares equipados com Inteligência Artificial, vai passar a comercializar seus produtos com a opção de financiamento pelo Finame. Trata-se de um programa de subsídio criado pelo BNDES para facilitar a compra de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil com taxa de juros menor.

Há uma série de critérios que devem ser atendidos antes de um bem receber o Código Finame. O mais importante é o produto estar em conformidade com as diretrizes e especificações determinadas pelo BNDES, inclusive em relação ao índice de nacionalização de fabricação do equipamento. O programa tem como principal marca o estímulo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do país, beneficiando empresas de diversos setores.

Os rastreadores solares são dispositivos utilizados em sistemas de geração de energia fotovoltaica, que ajustam a posição dos módulos fotovoltaicos para que estejam sempre direcionados ao Sol. Sua principal função é maximizar a eficiência de captação de irradiação solar, aumentando os ganhos com geração de energia.

O rastreador da Trina Tracker que obteve o Finame é o modelo Vanguard 1P, que integra as mais recentes inovações tecnológicas e lidera as vendas no Brasil, ultrapassando a marca de 1 GW. Dotado de um sistema de Inteligência Artificial de autoaprendizagem, esse rastreador consegue ajustar automaticamente o ângulo e a movimentação de cada linha de painéis solares, otimizando a produção de energia, mesmo durante condições de irradiação solar difusa e em terrenos inclinados.

Recentemente, a Trina Solar anunciou que o Brasil foi selecionado para ser o primeiro país fora da China e Espanha a contar com uma fábrica própria de rastreadores solares. A nova fábrica foi instalada em Salvador (BA). Inicialmente, ela terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas que poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. Além de atender ao mercado local, a unidade brasileira poderá fornecer os produtos para outros países da América Latina.

Atualmente, a Trina Tracker possui duas plantas industriais, uma na cidade de Changzhou, na China; e outra em Viana, na Espanha, que juntas têm capacidade instalada para produzir o equivalente a 7,5 GW em rastreadores por ano. Com a entrada em operação da planta brasileira, a capacidade instalada para produção de rastreadores foi ampliada para 10 GW por ano.