Acciona Energía implanta usina híbrida eólica e solar na Espanha

Redação – 23.01.2024 – A nova instalação fotovoltaica de 29,4 MW se soma ao complexo eólico existente de 36 MW

A Acciona Energía concluiu a sua primeira planta de geração renovável híbrida. A empresa construiu uma usina fotovoltaica de 29,4 MW no mesmo local de seu parque eólico Escepar, de 36 MW, entre os municípios de Villalba del Rey e Tinajas (Cuenca), na Espanha.

Composta por 54.208 módulos fotovoltaicos, a planta solar Escepar gerará 48.170 MWh de eletricidade limpa por ano, quantidade equivalente ao consumo de cerca de 13,8 mil residências. Essa potência se soma aos 57.500 MWh anuais já produzidos pelo parque eólico homônimo. Em conjunto, as duas instalações que compõem a hibridização irão gerar eletricidade suficiente para abastecer mais de 30 mil residências.

A usina de Escepar é a primeira hibridização da empresa, uma fórmula na qual duas ou mais tecnologias renováveis utilizam o mesmo ponto de conexão, otimizando assim o uso da rede. Ao combinar tecnologias capazes de se alternar, como a eólica e a solar, reduz-se a dependência das condições ambientais e obtém-se uma produção renovável mais constante e estável. Outro destaque é que, ao compartilhar infraestruturas, evita-se a construção de novas linhas elétricas, subestações, instalações e estradas, reduzindo o impacto ambiental que dois projetos independentes teriam.

Em 2022, o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou a concessão de um empréstimo de 110 milhões de euros à Acciona, sendo que 43 milhões de euros foram alocados para financiar as atividades da vertical de energia da empresa. O valor foi utilizado em programas da Acciona para aumentar seu investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e avançar no processo de digitalização em suas principais linhas de negócios: energia renovável e infraestrutura regenerativa com impacto positivo.

Com o financiamento, que se estenderá até este ano, a Acciona vai quer explorar novas tecnologias de energia limpa, tratamento de água e dessalinização, bem como continuar inovando no uso de materiais de construção cada vez mais sustentáveis.