Como os caminhões autônomos estão revolucionando a mineração

Redação – 23.01.2024 –Até 2023, eles foram responsáveis pela movimentação de 7,2 bilhões de toneladas na indústria mineral global em operações da Komatsu

Usando sistemas computacionais, GPS, radar e inteligência artificial (IA), os caminhões inteligentes mudaram o dia a dia em minas que os utilizam em suas operações. Segundo a Mining Technology Solutions (Modular Mining), unidade de negócios da Komatsu, há menor consumo de combustível e pneus com o uso desse tipo de equipamento, além do aumento de produtividade que pode chegar até 40%.

No Brasil, são ao menos 14 caminhões autônomos da Komatsu em operação, representando 50% da produção mineral nacional. “No caso da produtividade, nossos clientes têm registrado aumentos que variam de 10% a 40% com a utilização desses sistemas. Tudo depende da complexidade da operação. Quanto mais complexa maior o potencial de aumento de ambos”, explica Airton Neres, gerente geral da Mining Technology Solutions.

Os desafios para o crescimento e sustentabilidade na indústria mineral brasileira demandam grandes investimentos que acontecerão no médio e longo prazo. No entanto, conforme Luciano Arantes, gerente geral de Tecnologia da Komatsu, as soluções de tecnologia, com capacitação de pessoas, podem acelerar o alcance desses objetivos em melhorias de processos por meio de otimização, automação e digitalização.

Neres explica que, recentemente, um de seus clientes, que opera uma mina de ferro, tinha por objetivo aumentar a produção mensal e com o uso do sistema de gerenciamento de frota Dispatch. O complexo produziu mais de 25 milhões de toneladas de minério de ferro em quatro meses, resultando em um aumento de receita estimado de US$ 12,4 milhões por mês neste período.

Ele revela que a Mining Technology Solutions está desenvolvendo uma nova plataforma para acelerar a transformação da digitalização, interoperabilidade e integração entre soluções tecnológicas em todas as fases do processo de mineração. “Esta nova plataforma também disponibilizará soluções que ajudarão as empresas de mineração a atingir mais rapidamente os compromissos e targets rumo à sustentabilidade, descarbonização e remoção das pessoas da área de risco”, finaliza.