5 tendências para o setor de construção civil em 2024

Redação – 29.01.2024 – Podcast da Votorantim Cimentos traz as tendências que moldarão o setor da construção civil em 2024

O primeiro episódio do ano do Diálogos VC, podcast da Votorantim Cimentos, debateu as tendências para o futuro da construção civil. O episódio #40 contou com a participação de Juliana da Cunha, gerente de Produto da Leroy Merlin, Fabio Pinheiro, gerente geral de Marketing, Produtos e Operações Comerciais da Votorantim Cimentos e Anderson de Oliveira, vice-presidente de Tecnologia do Sinaprocim (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento). Confira:

1 – Praticidade e estética na obra

O período de pandemia pela COVID-19 desencadeou diversas mudanças no cotidiano, incluindo a busca pela reforma de ambientes, em que os consumidores podem, de maneira mais prática, transformar os espaços de suas casas. Para tornar a obra mais prática, rápida e limpa, os consumidores buscam produtos que otimizem o processo. Além disso, observa-se uma busca crescente não apenas pela praticidade, mas também pela harmonia entre estética e conforto. À medida que as pessoas passam mais tempo em suas casas, intensifica-se a procura por uma integração entre a estética e elementos que proporcionem maior conforto físico, visual e estético. Essa tendência envolve também a oferta de produtos com certificações que referendam normas técnicas de mercado.

2 – Modelos de negócio inovadores

Uma das dificuldades enfrentadas pelo setor de construção civil é a falta de unificação. Frequentemente, os consumidores enfrentam desafios ao procurar todos os elementos necessários em um único local, resultando na necessidade de adquirir materiais em um estabelecimento e mão de obra em outro. Neste contexto, a Leroy Merlin, reconhecida como referência no mercado, já está implementando um modelo de negócio inovador, no qual todos os produtos e serviços relacionados à construção civil necessários podem ser encontrados em um único lugar, simplificando e otimizando a experiência do cliente.

3 – Entender o impacto ambiental dos produtos

A sociedade está passando por um período de transformação, os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e, inclusive, com o impacto ambiental dos produtos que utilizam. Diante dessa realidade, torna-se fundamental compreender quais produtos no setor da construção civil estão em conformidade com as normas estabelecidas pelo Sinaprocim, por exemplo, e, além disso, avaliar o impacto desses produtos no meio ambiente. Aplicar a sustentabilidade nos negócios já não é uma opção, mas uma necessidade.

4 – Ênfase na jornada do cliente

É necessário compreender que o cliente percorre uma trajetória desde o primeiro contato com a empresa até a utilização do produto em sua reforma. Portanto, priorizar um atendimento de qualidade e proporcionar uma experiência positiva são fundamentais. Nesse sentido, é essencial fornecer qualidade não apenas durante a aquisição, mas também garantir o bom desempenho do produto a longo prazo. Como indicado no ponto 1, o consumidor final busca produtos que tragam cada vez mais facilidades e solução de problemas na gestão da obra.

5 – Compras pela internet

Cada vez mais os consumidores estão migrando para adquirir produtos de maneira virtual. O marketplace é ferramenta de comércio digital que oferece cada vez mais vantagens para seus usuários, tanto o consumidor final como nos negócios entre empresas. O consumidor final consegue pesquisar e comprar de forma mais rápida e simples. E, nos negócios B2B (sigla em inglês de Business to Business), as empresas que fazem uso desses shoppings centers virtuais conseguem gerir a compra para seus estoques de loja com mais inteligência e produtividade.