Empreiteira se transforma e vai construir data center gigante e “praia em SP”

Redação – 01.02.2024 – Empresa constrói o maior data center da América Latina, em Barueri, e a primeira praia na cidade de São Paulo, que terá a maior piscina de ondas do mundo

A CTC Infra, especializada em projetos de construção para portos e indústrias, ampliou sua atuação e passa a atender os novos segmentos de infraestrutura digital e de clubes urbanos. A empresa é responsável pela construção do maior campus de data center da América Latina, em Barueri, na Grande São Paulo, e da primeira praia da cidade de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, na zona Sul.

A diversificação do portfólio coincide com a adoção da nova marca, contração de Constremac, em linha com a evolução de seus processos e serviços. Esses novos mercados são exemplos de uma nova economia que a empreiteira vê surgindo. Nessas obras, a CTC Infra aplica as mesmas metodologias que emprega em construções de infraestrutura pesada, o que possibilita redução de um terço à metade do tempo normal de trabalho.

A previsão de entrega do campus à Scala Data Centers é de 12 meses. Já as obras para o Beyond The Club, que terá piscina de ondas para surf e quadras para a prática de vários esportes, serão finalizadas em 2025. O empreendimento pertence ao grupo formado por BTG Pactual Asset Management, Realty Properties e KSM.

O data center de Barueri será o maior da América Latina e um dos dez maiores do mundo, segundo a Scala, que quer atender provedores de nuvem, como o Google e a Microsoft. O campus todo terá capacidade para 450 MW de TI e 600 MW de energia elétrica, o suficiente para abastecer uma cidade como Brasília (DF). O objetivo da Scala é que a estrutura, que terá fibras óticas, torres de celular, data centers e células de transmissão móvel, seja um hub de inteligência artificial no Brasil.

Já o Beyond The Club terá a maior e mais potente piscina de ondas do mundo – 62 motores vão gerar uma onda a cada quatro segundos, na atração de 27 mil m², além de um Skate Park de 1.000 m² assinado por Bob Burnquist, considerado o nome mais expressivo da história do skate no Brasil e maior medalhista do X Games.