Pindamonhangaba implementa sensores para controle de enchentes e monitoramento de som

Instalação do “sensor de rios”, chamado de fluviômetro (foto: divulgação).
Redação – 01.02.2024 – 18 novos dispositivos foram instalados para verificar vazões de rios e volume de bueiros e monitorar ruídos na cidade

A cidade de Pindamonhangaba (SP) começou 2024 instalando avançados dispositivos tecnológicos, marcando mais um passo em direção à transformação em uma smart city. Usando tecnologia da iNeeds Systems, 18 novos dispositivos, que abrangem quatro tipos distintos de sensores, foram introduzidos na cidade.

Fluviômetro e Barragem Inteligente: A tecnologia do fluviômetro proporciona a medição precisa de níveis d’água, velocidades e vazões nos rios, permitindo uma caracterização minuciosa do regime fluvial, incluindo suas grandezas básicas e diversos parâmetros representativos.

Bueiro e Lixeiras Inteligentes: Integrado aos bueiros e lixeiras, o sistema de sensor volumétrico alerta para a necessidade de limpeza quando o cesto atinge 70% de sua capacidade.

Monitoramento de Som e Ruído: Este sensor digital detecta uma variedade de sons, sendo essencial para diagnosticar incidentes em rodovias e estradas, como colisões e tiros. Assim que detectado algum som ou ruído fora do comum ou acima dos níveis de cada região, são acionadas imediatamente, os órgãos responsáveis.

Estas tecnologias fazem parte do novo Plano Diretor de Tecnologia e Cidade Inteligente estabelecido pela Prefeitura de Pindamonhangaba para os próximos quatro anos. O plano delineia diretrizes abrangentes, prevendo a implementação de novas tecnologias em todas as áreas da cidade e fomentando um ambiente propício à inovação.