IoT pode tornar real a “limpeza sob demanda” em espaços públicos

Redação – 20.02.2024 – A startup Evolv destaca a necessidade de abandonar métodos de limpeza convencionais em favor de soluções inovadoras

Normalmente, a limpeza tradicional de ambientes públicos, como hospitais, shoppings e aeroportos, depende da intervenção manual, utilizando métodos como agendamentos manuais de limpeza usando as folhas de controle fixadas na parede. Os processos mais modernos usam registros dos funcionários por etiquetas de QR Code, mas que ainda resultam em atividades programadas em horários fixos, na maioria das vezes sem considerar a real necessidade de limpeza.

Uma startup quer mudar esse cenário. A Evolv defende que o uso de sensores e dispositivos permite a monitorização em tempo real e reduz a dependência de relatórios manuais ou observações pessoais para avaliar as prioridades de limpeza. A entrada da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IoT) já apresenta melhorias concretas ao processo, podendo inclusive, ser realizada sob demanda, defende a empresa.

Ao mesmo tempo em que detectam a super utilização de um local e enviam as equipes de limpeza no momento ideal evitando a péssima experiência de um usuário encontrar o local sujo ou desabastecido, por exemplo de papel e sabonete.

A tecnologia da IoT com dispositivos conectados proporciona uma visão em tempo real do ambiente, permitindo a criação de programas de limpeza dinâmicos e personalizados. Já a IA entra em cena aprimorando algoritmos de previsão e aprendizado de máquina para antecipar e responder às demandas de limpeza de forma proativa, garantindo eficiência operacional.

A tecnologia na limpeza sob demanda também otimiza o consumo de recursos, reduzir desperdícios e minimizar o impacto ambiental. Essa aplicação permite uma redução significativa, da ordem de 30% a 40% dos recursos alocados em limpeza, água e produtos químicos.

Em um mundo onde a experiência do cliente é a chave para o sucesso, a incorporação do IoT na limpeza eleva os padrões. A capacidade de adaptar-se às necessidades específicas do cliente e oferecer serviços de limpeza personalizados cria um ambiente mais limpo e agradável, resultando em maior satisfação do cliente.