Mineradora apresenta plano para fechamento de mina em MG

O projeto de uso futuro Nova Vila pretende implantar um complexo multiuso na antiga área industrial (foto: divulgação).
Redação – 28.02.2024 – Proposta de revitalização de antiga área de mineração em Nova Lima pretende criar espaços culturais, habitacionais e de comércio em mais de 260 mil metros quadrados no centro da cidade

A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e a produtora de ouro AngloGold Ashanti realizaram uma reunião pública para apresentação do Plano Ambiental de Fechamento de Mina (PAFEM) da unidade Minero-Metalúrgica Mina Velha, localizada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O plano elaborado pela AngloGold Ashanti prevê a recuperação da área que abrigava as antigas Mina Velha e Mina Grande, ativas entre 1834 e 2003, de 260 mil metros quadrados, no centro de Nova Lima. O projeto de uso futuro, denominado Nova Vila, pretende reunir no espaço centros culturais, espaços de convivência, áreas verdes, comércio, serviços, moradias, entre outros. Haverá, ainda, espaço para a prática de esportes ao ar livre, atividades de educação e economia criativa e também ações voltadas para a inovação na indústria.

A partir do Nova Vila, o município também passará a contar com duas alternativas de escoamento da parte baixa da cidade para chegar ao centro, uma nova via de dois quilômetros de extensão e uma ciclovia. A expectativa é que o empreendimento gere cerca de 350 empregos temporários diretos e outros 600 indiretos e, ainda, que mais de 260 postos de trabalho sejam criados permanentemente nos três primeiros anos de operação.

A Feam trabalha com a ideia do fechamento da mina desde 2007 e o plano apresentado vai de encontro com o desejo da Feam. Segundo o presidente da fundação, Rodrigo Franco, o PAFEM apresenta pontos para a correta recuperação ambiental da área após o fechamento da mina, bem como a valorização do patrimônio geoambiental e a implementação de novos usos para a sociedade, “produzindo um legado positivo para o município de Nova Lima e para o estado de Minas Gerais”, frisou.

Outro destaque do projeto é a revitalização de mais de 19,6 mil metros quadrados de estruturas históricas, valorizando o patrimônio, a preservação ambiental e a inovação, com construções criadas para respeitar a história local, e com inspiração no conceito de Museu de Território. O baixo impacto ambiental também é um diferencial, com 25% da área destinada a corredores ecológicos e áreas de preservação da Mata Atlântica.