Mina da AngloGold inicia operação de carregadeira 100% elétrica

Veículo zero carbono foi apresentado a equipes técnicas antes de ser levado ao subsolo, onde iniciou a operação (foto: divulgação).

Redação – 12.03.2024 – Carregadeira com zero emissão de carbono chegou neste mês de março à mina Cuiabá, uma das mais profundas em operação no Brasil, com 1.600 metros de profundidade

A AngloGold Ashanti começou a operar uma carregadeira 100% elétrica na Mina Cuiabá, em Sabará (MG). Além de zero carbono

, o equipamento pode trazer 8% a mais de produtividade no carregamento, em razão do ganho em velocidade e deslocamento gerado pelo torque instantâneo. Esta é a primeira carregadeira 100% elétrica a operar em uma mina subterrânea no Brasil, segundo a AngloGold, em uma profundidade de mais de 1.600 metros.

A Epiroc Scooptram ST14, modelo que já começou a operar no subsolo da mina Cuiabá, apresenta alguns diferenciais. O primeiro é garantir uma operação mais silenciosa e eliminar as emissões, obviamente, mas também há a previsão de redução dos custos operacionais. A necessidade de sistemas de ventilação complexos é reduzida já que o motor elétrico emite menos calor em comparação ao motor a diesel.

Todos os componentes sujeitos a manutenção, tais como filtros e blocos de válvulas e pontos de lubrificação diários são de fácil acesso, o que permite intervalos mais longos entre manutenções. A redução da quantidade de partes móveis em relação a um motor a diesel também contribui para um menor custo total de manutenção. Além disso, as baterias de íon-lítio podem ser trocadas no próprio local para uma operação contínua.

Outro ponto importante é que a operação da Epiroc Scooptram ST14 significa uma redução de aproximadamente 9.120 litros de óleo diesel/mês, o que corresponde a uma queda de 500 kg de emissões de CO2 durante um turno de 6 horas e de 285 toneladas ao longo de um ano. O valor deste investimento inicial é de aproximadamente R$ 11 milhões, para um período de 18 meses de locação, e de mais R$ 2,7 milhões em infraestrutura.

Mais eletrificação

A AngloGold Ashanti já implementou outras soluções inovadoras em parceria com a Epiroc. Dois exemplos são o sistema Mobilaris Situational Awareness (people tracking), para monitoramento em tempo real das equipes e equipamentos atuando no subsolo; e o sistema de operação teleremota que permite operar máquinas da superfície trazendo um ambiente mais seguro e confortável para os operadores.

A busca agora é rumo à meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050. Em 2022, a empresa reduziu em 33% a emissão de dióxido de carbono (CO₂), na comparação com o ano anterior. Outros projetos de eletrificação da frota estão em andamento para o alcance das novas metas, como a substituição de duas carregadeiras a diesel por equipamentos elétricos até 2025 e concluir o processo com toda a frota deste tipo de veículo, nas Operações Cuiabá, até o final de 2027. A iniciativa também deve atingir os caminhões de transporte de minério e os veículos leves e de frota de apoio.