Komatsu entrega trator totalmente montado por mulheres à Anglo American

Time feminino que montou equipamento de 110 toneladas e ao centro, com uma miniatura na mão, Ana Sanches, presidente da Anglo American no Brasil; e, ao seu lado esq., Iany Pimentel, idealizadora do projeto na Komatsu (foto: Empírica).
Redação – 15.03.2024 – Com o trabalho de 15 mulheres, trator de esteira de 110 toneladas já está pronto para uso na mina de Minas-Rio

Iany Araújo Pimentel, coordenadora de Montagem da Divisão de Equipamentos de Mineração da Komatsu, formou um grupo de mulheres para realizar a montagem de um trator junto à Anglo American. A intenção era incentivar mulheres a ingressarem na mineração e promover, cada vez mais, a equidade de gêneros nas empresas.

O projeto começou em fevereiro deste ano, no mesmo período em que a mineradora estava conduzindo um grande projeto de montagem de máquinas na mina Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG). “Em outubro do ano passado, tivemos conhecimento de que colegas da Komatsu no Peru haviam estruturado um projeto semelhante. Encantados com a possibilidade de realizá-lo no Brasil, não tivemos dúvidas. Idealizamos o projeto nacional e, em uma semana, ele já estava estruturado e aprovado com as lideranças da Komatsu e da Anglo American”, revelou Iany.

A Komatsu conseguiu reunir 15 de suas colaboradoras de diferentes áreas dos municípios de Conceição do Mato Dentro, Itabira e Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, e Parauapebas, no Pará. O serviço era montar o trator de esteira Komatsu D475A-8R, de 110 toneladas, normalmente utilizado nos trabalhos de terraplenagem e abertura de novas frentes para explorações dentro das minas.

Todas já atuavam em atividades de manutenção na Komatsu, como eletromecânicas, mecânicas, assistentes, soldadoras, planejadoras, técnicas de segurança e líderes de serviços em várias áreas de atuação, como lubrificação, processos de soldagem e preventivas de equipamentos de grande porte. Além disso, o projeto contou com apoio de três profissionais diretas da Anglo American, na área de operação, coordenação de comboio e planejamento.

Trabalho de seleção e segurança

Para montar o time, que atuou do planejamento à entrega da máquina, segundo a coordenadora, foram buscados requisitos específicos em cada uma das profissionais, focados na qualidade do serviço e em experiências adequadas para assumirem as atividades de montagem, quebrando vieses inconscientes relacionados ao gênero.

A equipe formada contou com mulheres experientes nos processos de manutenção dos equipamentos Komatsu, mas, para 90% delas, foi a primeira experiência com processo de montagem. “Foi gerado um plano robusto para garantirmos a segurança e integridade de todas até o final do projeto, já que estamos falando da colocação de peças de uma máquina de 110 toneladas”, esclareceu Iany.

Entregue oficialmente no Dia Internacional das Mulheres (8/3), o trator de 110 toneladas já está disponível para a operação de minério de ferro do Minas-Rio. A presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, esteve presente no evento de entrega do equipamento e ressaltou o compromisso da empresa com a equidade de gêneros.

“Quando esse projeto foi apresentado para o nosso time nos interessamos imediatamente em apoiá-lo, pois, além de ele estar em alinhamento aos nossos valores, acreditamos que a diversidade no mundo dos negócios garante a variedade de visões e vozes em vista de melhores resultados operacionais. Sabemos que a indústria mineral ainda é um universo predominantemente masculino, entretanto importantes avanços vêm consolidando um novo olhar para o setor, com incentivo à participação feminina em todos os níveis das organizações e áreas de atuação”, afirmou a executiva, que é a primeira mulher no comando da empresa no Brasil e do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).