Usina solar de 531 MW já começa a atender refinaria da Hydro Alunorte

Usina solar Mendubim (foto: divulgação Scatec).
Redação – 19.03.2024 – Resultado de parceria entre três empresas, usina solar no RN vai destinar 60% de sua produção para refinaria de alumina, enquanto o restante irá para o mercado livre

A Hydro Rein, Equinor e Scatec vão iniciar operações do projeto solar Mendubim no estado do Rio Grande do Norte, com uma usina de 531 megawatts (MW) desenvolvida em parceria entre as três empresas. A usina solar já começou a fornecer eletricidade para a refinaria de alumina Alunorte da Hydro.

Esse é o primeiro projeto de energia renovável da Hydro Rein entregue no Brasil. A maior parte da energia gerada será destinada à refinaria de alumina Alunorte da Hydro no Pará, aproximadamente 60% da energia da produção prevista, por meio de um contrato de compra de energia (PPA), em dólares, pelo período de vinte anos. Os volumes restantes serão vendidos no mercado brasileiro de energia.

A Hydro Alunorte tem um plano de descarbonização que prevê alcançar zero emissões de gases de efeito estufa até 2040. Em um prazo menor, a empresa já quer ser uma das refinarias com menores emissões de carbono do mundo até 2030. A busca é poder entregar alumina “verde”.

Todos os três parceiros têm participação igual de 30% no projeto. Em conjunto com o início das operações comerciais, a Hydro Alunorte exerceu sua opção de compra e agora detém os 10% restantes.