Atlas Copco apresenta portfólio de bombas submersíveis no Brasil

Redação – 20.03.2024 – A linha de bombas é elétrica e funciona no sistema “plug and play”, atendendo operações de bombeamento de água, lodo e dragagem

A venda de motobombas é a mais recente operação da Atlas Copco no Brasil e já conta com uma linha completa de equipamentos para atender desde locadores a clientes de construção, mineração, estações de tratamento de água e esgoto e até administradores de condomínios. A empresa trouxe trinta modelos de bombas submersíveis disponíveis em três grupos, sendo a linha D, para drenagem, a S para bombeamento de lodo e a L para dragagem, que inclusive podem ser empregadas em portos.

Dentre os diferenciais das motobombas da Atlas Copco, a linha D destaca-se pela alta vazão, até 1300 m³/hora, possui gravidade específica de até 1.1. Esse modelo tem capacidade para manipular sólidos de até 1.3 cm, com ph de 5 até 8. A linha S é específica para bombeamento de lodo e conta com descarga inferior, operando com gravidade específica de até 1.4. Essa solução pode manipular sólidos de até 5 cm, com ph de 8 a 5.

Por último, os equipamentos de dragagem (linha L) contam com um agitador para levantar sólidos sedimentados e peças com alta resistência à abrasão, em decorrência do elevado teor de cromo. Essa linha é diferenciada pela capacidade de bombeamento fluidos com até 70% sólidos e 30% de água, pela gravidade específica de até 1.7, além de suportar ph de 2 a 10. A fabricante diz que a linha L pode operar sem sofrer danos ou perda de desempenho durante o bombeamento.

Para conduzir a comercialização, o pós-venda dos equipamentos e a gestão da rede de distribuidores, a Atlas Copco deu início à divisão Power and Flow. Com distribuidores homologados por todo o Brasil, a nova divisão tem estoque de peças a pronta entrega e profissionais treinados suporte em campo.