TIM anuncia IoT Solutions para aproveitar demanda por automação nas empresas

Redação – 20.03.2024 – Com TIM IoT Solutions, empresa apresenta portfólio de soluções para atender Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0

A TIM criou a TIM Iot Solutions, um portfólio de soluções de conectividade, digitalização e automação para atender os setores do Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0. A empresa estabeleceu a Internet das Coisas (IoT) como um dos seus pilares estratégicos no ano passado e quer crescer impulsionada pela previsão de aumento de receitas de IoT no Brasil, que será quatro vezes maior em cinco anos, considerando o período de 2022 a 2027.

Os contratos da TIM já somam mais de R$ 300 milhões em receitas nos últimos 18 meses. Parte desse sucesso está na estratégia para o agronegócio, onde a operadora tem mais de 16 milhões de hectares conectados, e que começou em 2018 quando a TIM passou a oferecer rede 4G em 700 MHz, com amplo alcance e menor custo para os produtores. A partir daí, a empresa fechou parcerias com mais de 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, como São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, Amaggi, Adecoagro, entre outros.

Outra frente foram as parcerias com as concessionárias de rodovias, como CCR RioSP, EcoRodovias, EPR e Grupo Way Brasil, ampliando a cobertura da TIM por estradas que transportam metade do Produto Interno Bruto (PIB). A operadora cobre hoje mais 4,5 mil quilômetros de rodovias concessionadas.

Em Utilities, a companhia tem 150 mil pontos de iluminação pública instalados por todo o País, impulsionando as “Cidades Inteligentes”. Em 2022, a empresa desenvolveu a solução TIM Smart Lighting para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros. Nossos clientes são PPPs de Iluminação Pública (Parcerias Público-Privadas) tais como: Engie e IPSul, a operadora já atende as cidades de Porto Alegre, Curitiba, Santa Luzia, Uberaba, entre outras.

Por fim, a TIM destaca os projetos de rede privativa com 5G, como na Brasil Terminal Portuário (BTP), em logística, e na Stellantis, na Indústria 4.0, esta última o primeiro piloto 5G em uma planta industrial do Brasil. Também neste setor, a operadora fornece conectividade em mineradoras, como Anglo American.