Construtora brasileira vai reformar porto em Miami

Redação – 22.03.2024 – Projeto orçado em R$ 320 milhões vai permitir o uso de guindastes pórticos elétricos no terminal de cargas

A OEC – Engenharia e Construção acaba de conquistar mais um contrato em território norte-americano, com uma obra que vai viabilizar o uso de novos guindastes pórticos elétricos no Porto de Miami. A intenção é diminuir as emissões de gases de efeito estufa, além de aumentar a eficiência operacional do empreendimento, um dos mais importantes dos Estados Unidos.

O Porto de Miami, conhecido como Porto das Américas, é um dos mais importantes do país e um dos maiores do mundo, com cerca de 10,2 milhões de toneladas de carga movimentadas e mais de 7,3 milhões de passageiros transportados por ano.

O projeto é parte do programa de neutralização de carbono do porto e foi projetado para aumentar a movimentação de cargas e reduzir a dependência de equipamentos movidos a diesel. A obra também inclui a construção de estruturas metálicas de armazenamento de contêineres refrigerados conectados à rede elétrica. A construtora brasileira foi responsável pela primeira fase deste projeto, entregue em 2021.

A OEC atua nos Estados Unidos há 33 anos. Entre outras obras, a companhia também participou da na construção dos terminais norte e sul do aeroporto internacional, além de ter executado projetos no entorno, como o Metromover e o MIA Mover – sistemas de transporte que conectam o aeroporto ao restante da cidade. Com o projeto do Metromover, no centro de Miami, tornou-se a primeira empresa brasileira a realizar uma obra pública no país.

Desde que chegou aos Estados Unidos, já são mais de 70 obras executadas. A atuação tem largo histórico na Flórida, estado onde fica cerca de metade das obras no país, em especial na região de Miami. A empresa foi responsável pela construção de alguns ícones da arquitetura da cidade, como o Centro de Artes Adrienne Arsht, a arena do time de basquete Miami Heat, o elevado Golden Glades Interchange, o Estádio da Flórida International University, entre outros projetos.