Em encontro com ministro, concessionárias de aeroportos destacam números de atuação

Ministros e CEOs de concessionárias aeroportuárias se reuniram em Brasília (foto: reprodução ABR).
Redação – 22.03.2024 – ABR conseguiu reunir todos os presidentes das concessionárias aeroportuárias para discutir políticas do setor

No mês passado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e os CEOs das 12 concessionárias de aeroportos do Brasil se reuniram em Brasília (DF) para discutir políticas públicas e apresentar seus planos de investimentos. Responsáveis por administrar 59 terminais no País, as empresas já investiram cerca de R$ 28,5 bilhões desde o início da privatização do setor, há cerca de dez anos, e pretendem investir mais R$ 20 bilhões nos próximos anos.

Os números apresentados pelas concessionárias mostram que o mercado brasileiro de aviação já está, praticamente, todo privatizado. Os aeroportos concedidos são responsáveis por transportar 93% dos passageiros aéreos no mercado doméstico e internacional. Na logística de carga, o índice é ainda maior, de 99%.

No encontro, os executivos destacaram os investimentos previstos em infraestrutura e serviços, além de ações de sustentabilidade. As empresas destacaram suas iniciativas de gestão de resíduos, reuso de água, adoção de energia limpa, entre outras. A meta estipuladas por elas é de neutralizar as emissões de carbono até 2050.

A Aeroportos do Brasil (ABR), associação que representa as concessionárias e que organizou o encontro, destacou que a reunião marcou um passo para que a agenda aeroportuária se torne prioridade de desenvolvimento da economia. Essa foi a primeira vez que os presidentes das 12 concessionárias se reuniram juntos com o governo federal.