Ampliação de ETA na Grande Vitória beneficia 577 mil pessoas

Redação – 26.03.2024 – Estação de Tratamento de Água foi ampliada para tratar 155 milhões de litros por dia

O sistema de abastecimento de água da Grande Vitória, no Espírito Santo, acaba de receber um reforço na infraestrutura. Cerca de 577 mil habitantes de Vitória, Serra e Fundão já começaram a serem beneficiados com a ampliação da Estação de Tratamento de Água Engenheiro Mário Luiz Petrocchi (ETA V).

A obra está localizada no município de Serra e foi realizada pela Passarelli Engenharia, líder do consórcio Águas da Serra. Com a conclusão da obra, a ETA V conseguirá trabalhar em sua capacidade nominal, tratando em média 1.800 litros de água por segundo, ou seja, aproximadamente 155 milhões de litros por dia. Como base de comparação, em uma hora, a ETA V conseguiria encher aproximadamente três piscinas olímpicas ou 6.500 caixas d’água residenciais com sua vazão de tratamento.

A ETA passou por uma modificação em seu sistema de tratamento, que foi alterado de filtração direta/flotação para um sistema mais robusto, absorvendo grandes variações em relação à turbidez de entrada. Nessa etapa, foram adicionadas unidades de floculação e decantação para garantir maior resistência às variações na qualidade da água, especialmente em períodos de alta turbidez por causa das chuvas.

O início das operações aconteceu no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, e tem por objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. A data foi criada em 1992 pela ONU e é uma oportunidade para refletir sobre a escassez da água e a necessidade de mudança de hábitos para preservar esse recurso tão importante para a vida no planeta Terra.