Hydro Paragominas destaca inovação com uso de trator remoto e drones

Ana Caroline passou por treinamento em simulador antes de começar a operar o D11 da cabine remota (foto: divulgação).
Redação – 26.03.2024 – Mineradora de bauxita tem investido em tecnologia para melhorar índices de sustentabilidade e diversidade

A Hydro Paragominas, mineradora que realiza extração de bauxita no município de Paragominas (PA), é adepta à inovação e já tem utilizado equipamentos de operação remota e drones em sua mina. O trator de esteira D11, operado de forma remoto em um cockpit, foi um dos primeiros a entrar em operação em uma mina de bauxita. O equipamento é utilizado para movimentar grandes quantidades de material a curtas distâncias em locais fechados.

O uso do trator remoto é uma forma de aumentar o conforto e a segurança dos operadores, além de abrir mais espaço para a diversidade no setor, como pessoas com deficiência. O trator de esteira remoto também estimula a inovação de uma maneira geral por meio da interação das equipes com tecnologias de ponta, conforme aponta a Hydro Paragominas.

Já em 2024, a Hydro Paragominas passou a apostar em drones para dar escala à reabilitação ambiental na Amazônia brasileira. Para essa iniciativa, a empresa contratou a startup franco-brasileira Morfo cujo método será testado e tem o potencial de passar a ser mais uma das opções da companhia, que trabalha também com nucleação, plantio tradicional e regeneração natural.

Ainda em 2023, como parte de suas ações ambientais, a mineradora introduziu carros elétricos na rotina operacional, substituindo modelos leves convencionais abastecidos com diesel, além de realizar uma mudança na estrutura do contrato de locação de veículos leves, substituindo 50% da frota de combustão a diesel por veículos com combustão a etanol. A mineradora também adquiriu dois caminhões SANY SKT90E, 100% elétricos, cada um com capacidade de 60 toneladas, em parceria com a Irmen Máquinas.