Atlas Renewable fecha contrato de armazenamento de 200 MW no Chile

Redação – 28.03.2024 – O BESS del Desierto é o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) independente e autônomo

A Atlas Renewable Energy, produtora de energia limpa, assinou um contrato de compra de energia (PPA) de 15 anos para utilização de um sistema de armazenamento de energia em baterias com a empresa chilena COPEC, por meio de seu trader de energia, a EMOAC. Com 200 MW de capacidade instalada, o BESS del Desierto será um dos maiores projetos de armazenamento de energia no Chile.

A capacidade de armazenamento vai chegar a 800 MWh e o projeto permitirá o armazenamento de energia durante o dia, a reinjeção na rede em horários de alta demanda. O BESS del Desierto será instalado junto à usina solar Sol del Desierto da Atlas, localizada no município de Maria Elena, na região de Antofagasta.

Por este acordo, o BESS del Desierto irá reinjetar cerca de 280 GWh por ano na rede, evitando a redução da oferta da energia renovável gerada durante o dia a partir de fontes solares e garantindo maior estabilidade e credibilidade ao fornecimento de eletricidade na região e no país. O projeto terá capacidade de armazenamento semelhante ao de 2.500 ônibus elétricos utilizados no transporte público urbano.

O BESS del Desierto será implementado como uma bateria autônoma. Trata-se de uma solução independente concebida para o armazenamento de energia elétrica, permitindo o acúmulo da energia gerada em períodos de maior oferta energética, contribuindo para um fornecimento eficiente, contínuo e confiável.

A Atlas Renewable Energy tem desenvolvido projetos na América Latina para o longo prazo e já possui contratos que somam 5.243 MW de capacidade instalada de energia renovável. A empresa espera continuar se consolidando e se expandindo para outras regiões com projetos energéticos inovadores e sustentáveis.