Construção deve crescer 1,3% em 2024, projeta CBIC

Por Rodrigo Conceição Santos – 28.03.2024 –

O setor de construção civil deve crescer cerca de 1,3% neste ano, conforme expectativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). A informação foi adiantada pelo presidente da entidade, Renato Correia, nesta semana. O executivo e outros líderes do setor participaram da coletiva de imprensa de apresentação da Feicon, evento que ocorre entre 02 a 05 de abril em São Paulo.

Segundo Correia, o mercado de construção já vem demonstrando crescimento desde o último trimestre de 2023, ano no qual – no cômputo – fechou em queda de 0,5% em relação a 2022.

O desempenho negativo do ano passado se deve, em grande parte, à taxa de juros alta, que inibiu investimentos, na avaliação do CBIC. Os lançamentos imobiliários, por exemplo, caíram 10.9% no ano passado. Por outro lado, quando o Banco Central passou a reduzir as taxas de juros (Selic), no segundo semestre do ano, o desempenho do setor começou a melhorar.
Leia também:
Mercado de infraestrutura está otimista com investimentos para 2024, aponta pesquisa

Expectativas positivas do CBIC

Já no início deste ano, há indícios positivos no mercado, como o crescimento dos postos de trabalho. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em fevereiro foram geradas mais de 35 mil novas vagas de empregos formais, o que significa um avanço de 56% em relação à geração de novas vagas registradas em fevereiro do ano passado.

Com esse incremento, houve avanço total de 6,71% das vagas de empregos formais, que hoje somam mais de 2,8 milhões de postos.

“Um grande desafio continua sendo o déficit habitacional, contabilizado em 5,8 milhões de moradias [faltantes]”, diz Correia. Segundo ele, há expectativa de redução dessa lacuna neste ano, principalmente em decorrência do Minha Casa, Minha Vida, que deve ampliar entre 5% e 10% o número de lançamentos.

Esses e outros dados do setor serão detalhados pelo CBIC durante a Feicon 2024, evento que espera receber mais de 100 mil pessoas ao longo da próxima semana.