BYD lança solução completa de carregadores e reforça papel em ecossistema de recarga

Redação – 02.04.2024 – Para incentivar infraestrutura de recarga para veículos elétricos, empresa lança linha de carregadores e aplicativo que trarão acesso e conveniência aos usuários de automóveis eletrificados

A BYD lançou uma solução completa de carregadores em uma iniciativa de criar um ecossistema de recarga para veículos elétricos, apresentando junto com isso parcerias com outras empresas. O lineup conta com dois carregadores – o CA (corrente alternada) de 7 e 22 KW/h e os modelos CC (corrente contínua) de 60 kW, 120kW, 150KW, 180kW. Ainda há um terceiro, o Grid Zero, de até 210 kW, modelo que utiliza a tecnologia das baterias BYD para ser mais segura, confiável e eficiente. Os modelos serão comercializados em duas linhas de mercado: residenciais e públicas.

O Grid Zero, é um modelo de maior tecnologia que tem um consumo mais equilibrado de energia, aliviando a rede, diferentemente dos outros carregadores rápidos, que absorvem energia de forma muito acentuada. Apesar de conseguir uma velocidade de recarga de 210 kW, ele consome até 60 kW da rede.

Isso é possível porque, no momento em que não estiver sendo usado, os carregadores da linha BYD Grid Zero armazena a energia na bateria. Assim, ao carregar um veículo, é usada parte da energia da rede e parte da bateria. A ideia desse equipamento é suprir a demanda que a baixa infraestrutura de rede de carregamento que o Brasil detém. Assim, mesmo em locais mais distantes, é possível a instalação de um recarregador ultrarrápido ligado a uma bateria de armazenamento.

Novo app e ampliação da rede de recarga

A BYD também anunciou o aplicativo BYD Recharge que trará conveniência a todos os usuários de automóveis eletrificados. Ao baixar o app, o motorista já terá acesso a mais de 2.800 pontos de recarga localizados em todo o território nacional e poderá fazer o pagamento através da plataforma. Através das soluções apresentadas, com muita tecnologia agregada e com o compromisso da BYD na jornada de eletrificação essa rede vai se expandir a partir de agora. O aplicativo é um white label da Tupinambá, empresa pioneira em tecnologia de recarga e parceria da BYD.

Outra ação que reafirma o investimento da BYD nesse segmento é a parceria com a Raízen Power, marca dedicada às soluções de energia elétrica renovável da Raízen e licenciada da rede Shell Recharge no Brasil, Argentina e Paraguai. Anunciada recentemente, a aliança entre as empresas irá inaugurar 30 pontos dedicados à recarga elétrica com a solução Shell Recharge em oito capitais do Brasil, com energia 100% limpa e renovável nos próximos três anos.

Serão aproximadamente 600 novos pontos de recarga DC, que somam mais 18 MW de potência instalada, em âmbito nacional. Os espaços começarão a ser implementados este ano nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Belém (PA). As empresas preveem ainda uma oferta competitiva de serviços de recarga para motoristas BYD na rede Shell Recharge e energia renovável para seus concessionários.