Painel destaca papel educacional de empresas da construção civil

Redação – 09.04.2023 – No 98º ENIC, representantes de construtoras destacam iniciativas de educação como forma de desenvolvimento social

O painel “Equidade e sustentabilidade na construção: impacto social como pilar do desenvolvimento sustentável”, que ocorreu durante o 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) semana passada, discutiu a importância da agenda social para a indústria da construção, bem como os desafios enfrentados para impulsionar esse tema.

Na busca por um desenvolvimento sustentável, o impacto social aparece como um pilar fundamental. A gestora geral do Instituto MRV, Blenda Costa Alves e a gerente sênior de responsabilidade social do Instituto Cyrela, Débora Costa Galvão, representantes de empresas do setor de construção, compartilham uma visão comum: a importância da educação como catalisadora da mudança social. Elas enfatizam que é fundamental oferecer oportunidades educacionais diretamente nos canteiros de obras, tornando mais acessível o conhecimento necessário para transformar realidades.

Blenda destaca que é perfeitamente viável realizar serviços sociais dentro do contexto da construção. “A educação é a chave para a transformação, acreditamos no educar para transformar”, pontuou. Ela propõe três pilares fundamentais: facilitar o acesso à educação, fornecer orientação sobre por onde começar e promover a cultura da educação nos canteiros de obras.

Por sua vez, Débora ressaltou que a educação é uma contribuição valiosa para a sociedade. Ela sugere que as empresas forneçam ferramentas tanto para alunos quanto para professores, visando elevar a qualidade da educação. Além disso, destaca a importância de programas de investimento social interno, que visam compreender as necessidades dos colaboradores e suas famílias. “Ao entender o contexto, as empresas podem não só melhorar a vida de seus colaboradores, mas também contribuir para o fortalecimento de toda a comunidade, elevando a renda familiar e auxiliando no desenvolvimento do lar como um todo”, disse.

Ambas enfatizam que há benefícios tanto para as empresas quanto para a sociedade em adotar tais práticas. Os colaboradores se sentem orgulhosos por fazerem parte de uma empresa que se preocupa genuinamente com o bem-estar da comunidade. “Além disso, a imagem da empresa é fortalecida, sendo reconhecida como uma organização séria e responsável, comprometida com a construção de uma sociedade mais igualitária e justa”, concluiu Débora.

Em suma, como Blenda ressaltou, é essencial que as empresas não apenas peçam por mudanças, mas também ajam de forma responsável, contribuindo ativamente para a transformação social e a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável para todos.