Volvo lança equipamentos na Conexpo Latin America

Por Nelson Valêncio – 26.10.2015 –

Fabricante destacou a escavadeira EC750DL, com peso operacional de 72,7 t. Além dela, a montadora lançou ainda a EW205D, nova escavadeira sobre rodas.

Apesar da retração no mercado brasileiro, a movimentação no chamado universo hispânico – demais países da América Latina e de fala espanhola – impulsionou a Volvo a investir em lançamentos na Conexpo Latin America. A multinacional sueca aproveitou o evento para apresentar a maior escavadeira para a região, a EC750DL, de peso operacional de 72,7 t, um passo a mais no modelo anterior que tinha capacidade para 69 toneladas. O equipamento é direcionado para escavação maciça, abertura de valas, desagregação de paredes rochosas e carregamento em mineração, entre outras atividades.

De acordo com a Volvo, a capacidade da caçamba da nova escavadeira é 10% superior ao modelo de 69 toneladas, atingindo 4,5 m3. A potência do motor foi incrementada em 11% e a hidráulica cresceu 10%. “Outro avanço importante foi o aumento de 6% na força de tração, permitindo que a máquina vença mais facilmente aclives e rampas”, observa Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas e aplicações da Volvo Construction Equipments (Volvo CE) para a América Latina.

Outros dois lançamentos na feira foram os modelos de escavadeiras de rodas EW60C e EW205D.  A EW60C, tem como principal característica a possibilidade de operar em locais restritos e de se movimentar sem a necessidade de transportador adicional. O equipamento pode ainda lançar mão de vários acessórios, caso de martelos, perfuradoras e caçambas com inclinação lateral, entre outros. A EW60C foi pensada para atividades como construção de valas, escavação com caçambas de diversos tamanhos, assentamento de tubos e construção de taludes. A máquina também pode ser aplicada em carregamento de caminhões e atividades de nivelamento. Já a EW205D é muito utilizada em tarefas de pátio e trabalhos urbanos em obras de saneamento, entre outros.

De acordo com a Volvo, a nova escavadeira de rodas pode ser até 25% mais rápida que uma retroescavadeira comum em atividades de escavação e economizar 50% de combustível. Isso ocorreria em função da menor necessidade de reposicionamento da EW60C e pela possibilidade de operar em locais restritos. Já a amplitude de giro – quanto rente à parede – é de 180 graus, o que a tornaria três vezes mais rápida que uma retro convencional.

Ainda para o mercado latino-americano, a Volvo destaca o lançamento da nova linha H de escavadeiras, preparado para 2016, que vai envolver a disponibilização de cinco equipamentos. Entre as novidades estão os sistemas de segurança complementar, caso do alerta se o operador não usa o cinto, e a luz de entrada, que acende quando a porta da escavadeira se abre. Os lançamentos serão equipados com a tecnologia OptiShift, que elimina as perdas de potência no conversor de torque, combinadas com o recurso Reverse by Braking, ambos da Volvo. Na avaliação da empresa, o OptiShift aumenta a produtividade e reduz o consumo de combustíveis em até 18%.

A linha de vibroacabadores de esteiras e de pneus também foi apresentada na Conexpo Latin America. “A América Latina é uma região com muito potencial na área de infraestrutura”, justifica o presidente da Volvo CE para a América Latina, Afrânio Chueire. De acordo com ele, um dos exemplos é a família de vibroacabadores, diversificada e já consolidada tecnologicamente. O executivo destacou ainda a infraestrutura da empresa na região, onde atua em 20 países, com 21 distribuidores, nove subdealers e 91 filiais.

O jornalista Nelson Valêncio viajou a Santiago a convite da Conexpo Latin America.