Experiência da Elektro com medidores inteligentes é apresentada na Europa

Da redação – 27.01.2017 –

Projeto será mostrado em Londres pelo CPqD, parceiro da concessionária de energia no desenvolvimento do projeto segurança para redes inteligentes (smart grids)

Baseado em Campinas, o CPqD tem um histórico de atuação na área de concessionárias de energia elétrica e o projeto de segurança cibernética envolvendo os medidores inteligentes da Elektro é um dos exemplos. Intitulada Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos e Smart Meters, a iniciativa teve recursos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).Agora, a experiência será mostrada no European Smart Grid Cyber Security, em Londres.

No evento, Reynaldo Formigoni, gerente de Tecnologia em Segurança da Informação e Comunicação do CPqD, vai falar dos resultados da iniciativa, entre os quais uma metodologia de avaliação do nível de segurança de medidores inteligentes. “Essa metodologia permite analisar vulnerabilidades de software e hardware em medidores de vários fornecedores diferentes”, conta Formigoni.

Além da criação da metodologia, o projeto levou à construção de dois laboratórios – um na Elektro e outro no CPqD – para a realização de testes de avaliação de segurança em medidores inteligentes. Os estudos também foram publicados no livro Avaliação de Segurança em Medidores Eletrônicos, editado pela Elektro, e ao registro de um pedido de patente no INPI.