Rede de fibra óptica ligará data center da Ascenty à infraestrutura óptica submarina mundial

Da Redação – 18.05.2014 –

Localizada no Ceará, a infraestrutura também interligará operadoras de telecom ao centro de dados.

A Ascenty está construindo uma rede de fibra óptica com 150 km de extensão, ligando o município de Maracanaú e a região metropolitana de Fortaleza (CE), com previsão de inauguração em junho, mesma época em que a empresa inaugura o data center do Nordeste. O cabeamento deve interligar o novo centro de dados às operadoras de telecomunicações que atuam na região e à infraestrutura de cabos ópticos submarinos que conecta o Brasil a outros países do mundo.

“A estratégia é a mesma que já adotamos no estado de São Paulo: prestar serviços de telecomunicações de qualidade, por meio de uma rede independente e neutra, às operadoras que precisam ampliar sua cobertura e, também, aos clientes que buscam alternativas de alta qualidade em conectividade”, explica Pablo Campagnac, diretor geral Telecom da Ascenty.

Para garantir maior disponibilidade de serviços, a companhia construiu três rotas diferentes ligando seu data center à rede de cabos ópticos submarinos. “Além disso, nosso data center está sendo interligado às redes das operadoras de telecomunicações da região e ao PTT (ponto de troca de tráfego) da internet em Fortaleza”, acrescenta Campagnac.

No estado de São Paulo, a rede de fibra óptica própria da Ascenty já ultrapassou 3,5 mil km de extensão. Essa infraestrutura é usada para conectar os centros de dados da empresa a outros data centers existentes no estado e às operadoras de telecomunicações. “Várias operadoras também utilizam essa rede para aumentar a cobertura, capilaridade e dar melhor atendimento aos seus clientes”, acrescenta Campagnac.