BNDES foca em modelo similar ao setor privado para atrair investimentos

Redação – 25.10.2021 – Executivo explica processos adotados pelo banco para gerar PPP que chegam a outorgas no valor de R$ 300 bilhões

De acordo com Fábio Abrahão, diretor de Concessões e Privatizações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o foco da instituição é em trazer mais investidores para o mercado de infraestrutura do Brasil. Para isso, além de financiar projetos, o BNDES quer contribuir com todas as esferas governamentais na identificação e montagem de oportunidades que também sejam interessantes para o setor privado. 

O executivo, que participou do evento Paving Hybrid realizado semana passada em São Paulo, comentou que estão sendo administrados 170 projetos simultâneos de concessões de Parcerias Público-Privadas (PPP), com capex futuro e outorgas no valor de R$ 300 bilhões. Segundo ele, o sucesso desse novo modelo está na estruturação dos projetos mais robustos e exigentes, que passam pelo crivo do investidor e possibilitam diminuir a dependência do estado brasileiro para viabilizar a infraestrutura nacional. 

Abrahão afirma que esse novo modelo que o BNDES está implantando é próximo do que o setor privado já faz. “Mudar a forma de contratação de serviços, com a participação simultânea de órgãos de controle é uma quebra de paradigma sem precedentes no nível público”, ressaltou Abrahão. 

De olho no ambiental

Outro ponto trabalhado pelo BNDES é a sustentabilidade, com a estruturação de projetos para ativos ambientais, cuja carteira conta com unidades de conservação e florestas. Além disso, Abrahão contou que o banco também está avançando em infraestrutura social, que terá impacto no próximo ano na educação e em outras áreas. 

Ainda na questão ambiental, uma estratégica pensada pelo banco é fazer um portfólio casado de infraestrutura com um ativo ambiental, atraindo ainda mais investimentos para fomentar a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que alavanca a modernização dos modais.