Fibracem cresce 60% nos primeiros quatro meses do ano

Redação – 13.05.2021 – Empresa está completando 28 anos de atuação, ampliou estrutura física no Espírito santo e aumentou presença online para se adequar melhor aos tempos de pandemia.

No primeiro quadrimestre de 2021, a Fibracem contabiliza crescimento de 60% em comparação ao mesmo período de 2020. Para Carina Bitencourt, CEO da empresa, a alta é resultado dos processos constantes de inovação. “Desde que a companhia foi criada, em 1993, ela atravessou diversas esferas políticas e econômicas e sempre precisou se atualizar com a chegada de novas tecnologias e tendências. Esse é o nosso segredo: a inovação”, diz.

No ano passado, a Fibracem lançou a linha Junior de Caixas de emenda e Caixas terminais ópticas, o DIO Data Center e o Box Ftta Adapt Fusion, produtos gerados na pandemia para acompanhar as necessidades do setor de telecomunicação que está em constante crescimento. “Os frutos desses investimentos já estão sendo colhidos, afinal, as vendas em apenas uma linha de produto saltou em mais de 30% no primeiro quadrimestre de 2021”, informa a companhia.

Para 2021, a novidade é o Grampo de Suspensão Volare, integrante da nova linha de acessórios para postes da Fibracem. O equipamento é completamente dielétrico e pode ser aplicado em três faixas de diâmetros diferentes de cabos autossustentados, bastando apenas que o técnico reposicione os insertos.

Fibracem amplia Investimentos para expansão

Recentemente, a empresa inaugurou uma segunda unidade fabril em Linhares, no Espírito Santo, onde investiu em profissionais capacitados, aumentou a área construída – que já abrigava o centro de distribuição das mercadorias para as outras regiões do país – e adicionou novos processos fabris. Com a nova fábrica, foi gerado um aumento de 25% da capacidade de produção da Fibracem no ano passado.

Atualmente, a companhia trabalha em um processo aquisição na ordem de R$ 3 milhões em laboratórios e maquinários e desenvolve novas estratégias de vendas durante a pandemia paralelamente. “Temos novas opções de financiamento e expandimos os prazos de pagamento devido à nova realidade econômica da maioria da população brasileira”, diz Carolina.

Companhia amplia presença online

Como estratégia comercial, a Fibracem também estreitou o relacionamento com os clientes pelos canais digitais durante a pandemia e contabiliza que o número de seguidores da empresa nas mídias cresceu 34% de janeiro de 2020 para cá. “Nas redes, podemos nos comunicar com o público de uma maneira mais descontraída e encontramos humor na rotina por vezes tão pesada. Com isso, os laços são fortalecidos, eles passam a acreditar ainda mais na empresa e se tornam fãs do nosso trabalho”, explica a CEO.

A conectividade também foi estendida aos cursos e treinamentos sobre comunicações ópticas, em programas que mesclam aulas presenciais e online. “De janeiro a abril deste ano, 20% de nossos distribuidores foram capacitados através de treinamentos adequados às suas necessidades. No 2º semestre será lançada uma plataforma exclusiva Fibracem de ensino EAD, com treinamentos modulares em formato de vídeo aulas. O principal objetivo é a qualificação dos profissionais em menor tempo”, conclui Carolina Bitencourt.