Franceses apresentam-se ao mercado brasileiro de smart grid

Da Redação – 18.07.2017 –

Algumas empresas francesas aproveitaram esta semana, na qual ocorre a Latin American Utility Week – com cobertura do InfraROI – para demonstrar suas tecnologias ao mercado brasileiro de smart grid. Essas empresas estão reunidas pela Business France (agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa) e visam convencer o mercado local com a demonstração de cases mundiais.

É o caso da RTE, gestora francesa de rede de transmissão de eletricidade. A divisão internacional do grupo foi criada em 2006 para desenvolver atividades de consultoria e de engenharia para clientes fora do território francês, e desde então mais de 100 projetos foram realizados em cerca de 30 países. No Brasil é a primeira vez que a empresa é apresentada.

A RTE International coordena a rede europeia ENTSO-E de operadores de sistemas de transmissão (Trasmission System Operator – TSO), o CIGRÉ – Conselho Internacional de Grandes Redes Elétricas e o VLPGO (Very Large Power Grid Operators) operadores de redes, incluindo o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS), e desenvolve parcerias internacionais com empresas de transmissão e operadores de sistema.

A ARC Informatique, focada em automação e tecnologia da informação para a indústria, é outra empresa francesa que está no Brasil nesta semana. Ela desenvolve tecnologias para gestão do consumo de energia e otimização dos processos produtivos e instalações industriais.

Entre os seus produtos estão softwares e hardwares adaptados para o mercado brasileiro de gerenciamento predial, energia, óleo e gás, indústria, infraestrutura, transportes e estações de tratamento de água e esgoto. Para essa última, o o atendimento se dá por uma gama de produtos e serviços como o PCVUE (HMI/SCADA), estação de trabalho HMI (human machine interface), gerenciamento de plantão, software de relatórios, gerenciamento de rede e aquisição de dados.

Já a Senseor é uma empresa francesa dedicada ao desenvolvimento de alta tecnologia para conceber térmicos passivos por meio de ondas acústicas de superfície. A empresa tem dez anos de atuação e compõe o Grupo Wika desde 2012. Seus serviços de engenharia de campo e de desenvolvimento são customizados, com base no portfólio de sensores padrão de aplicação na Indústria e no setor de Energia.

A Senseor destaca a sua tecnologia pela baixa manutenção e possiblidade de mensuração de campos eletromagnéticos e sob radiação, peças em rotação, sob altas temperaturas e sob pressão, que atualmente são de medição difícil e dispendiosa. A empresa é membro da associação francesa Think Smartgrids.

No Brasil, ela está apresentando aos potenciais parceiros e clientes suas últimas soluções para monitoramento de equipamentos de T&D, combinando temperatura on-line e monitoramento de descarga parcial, com um sistema de plug and play modular e econômico, baseado em sensores passivos e sem fio.