OSRAM “dá a luz” a carros autônomos

Da Redação – 15.01.2018 –

A Alemã OSRAM apresentou, durante a CES, na semana passada em Las Vegas, soluções compatíveis com a tecnologia LiDAR, que mede a distância de objetos através do reflexo da luz. Com isso, defendeu a companhia, ela demonstra aproximação do mercado de carros autônomos.

O sistema LiDAR permite que, com uma tecnologia a laser infravermelho, os motoristas possam assimilar o ambiente à sua frente em tempo real e, assim, reagir rapidamente para evitar colisões. De acordo com Ricardo Leptich, CEO da OSRAM no Brasil, as tecnologias expostas na feira ditarão as tendências do mercado para os próximos anos. “Na OSRAM, nós reconhecemos o impacto que a luz tem, tanto de forma visível quanto invisível, na qualidade de vida. Nós nos esforçamos para incorporar os benefícios da iluminação dentro da variedade de tecnologias e aplicações para oferecer um cotidiano mais seguro”, disse Olaf Berlien, CEO da OSRAM Light AG.

A empresa também apresentou componentes que usam biometria para medir os níveis de estresse dos motoristas e de reconhecer quando estão cansados ou distraídos. Além disso, essa tecnologia pode medir o ritmo do batimento cardíaco e outros sinais vitais para detectar se a pessoa está tendo algum problema emergencial de saúde ao volante.

Outra solução apresentada foi a iluminação a laser DMD, indicada para projeções de luz e símbolos na estrada. Com uma resolução alta, a tecnologia de farol adaptativo pode criar uma experiência sem brilho e com mais de 1 milhão de pixels individualmente endereçáveis, que podem se comunicar com outros motoristas, passageiros e até mesmo projetar filmes quando o carro estiver estacionado.