Quanto foi a propina na linha Lilás do Metrô de SP? – InfraRoi
  • O InfraRoi
  • Categorias
    • 100 Open Startups
    • Agricultura
    • Artigos
    • Capital humano
    • cidades inteligentes
    • compliance
    • Concessões
    • Concreto do Futuro
    • Construção
    • Destaques
    • Digitalização
    • Energia
    • Equipamentos
    • Financiamento
    • Fórum Concretagem Produtiva
    • gestão pública
    • Giro de Obras
    • Iluminação pública
    • InfraDigital
    • Infraestrutura social
    • Infraestrutura urbana
    • Inovação
    • Internacional
    • Internet das Coisas
    • ISP Report
    • Johnson Controls
    • Manutenção
    • Mineração
    • Mobilidade urbana
    • Óleo e Gás
    • Pandemia
    • payback
    • Podcast
    • Porto
    • Provedores regionas
    • Regulação
    • Saneamento Básico
    • Sem categoria
    • serviços
    • Telecom
    • Transportes e logística
    • Vídeos InfraRoi
  • Publicidade
  • Contato
Últimas Noticias
Grupo alemão credencia aerogeradores no Finame Municípios ganham selo para acelerar concessões e PPPs Petrobras é a segunda maior do mundo em operações no oceano Mercado imobiliário cresceu 4,5% em SP Aditivos são aliados de produtividade e meio ambiente na construção civil Retrofit: como aumentar a produtividade de instalações industriais a um baixo custo A importância do projeto de rede óptica FTTh Provedores regionais ampliam representatividade em conselho consultivo da Anatel Startup de recarga de bateria avança em São Paulo Energia solar deve gerar 5,4 mil novas empresas em 2021

Quanto foi a propina na linha Lilás do Metrô de SP?

Da Redação – 05.05.2017 –

Segundo reportagem de hoje, da Folha de S.Paulo, cerca de R$ 25,5 milhões somente no primeiro trecho entregue em 2002. Processo do Ministério Público fala em cartel e foi iniciado com as delações da Siemens em 2013

O escritor Nelson Rodrigues dizia que São Paulo era o túmulo do samba. A velocidade de aplicação da lei pode ser transformar o estado em um túmulo de crimes não apurados. É o caso da suposta fraude envolvendo a licitação da linha 5 do Metrô, a chamada Linha Lilás. Em reportagem de hoje no site da Folha de S.Paulo,  as informações indicam que o primeiro trecho dessa linha custou R$ 527 milhões (valores de 2002), dos quais 5% foram destinados à propina de uma empresa de consultoria formada para “gerenciar” o processo de cartel que envolveria seis multinacionais (Siemens, Alstom, Daimler-Chrysler Rail, ADTranz, Mitsui e CAF) entre 1999 e 2000, no governo Mário Covas, do PSDB.

Infelizmente parte dos suspeitos teve o processo arquivado em função da prescrição da denúncia. Nove deles estão na mira do Ministério Público paulista, dos quais quatro são ex-executivos da Alstom (Paulo José de Carvalho Borges Júnior, Carlos Alberto Cardoso Almeida, Daniel Maurice Elie Huet e Isidro Ramon Fondevila Quionero). A lista (sim, estamos no país das listas) inclui ainda Ronaldo Cavalieri, “que supostamente representou a empresa Siemens no cartel”, segundo a Folha, e Masao Suzuki, ex-executivo da companhia Mitsui.

O consultor Arthur Gomes Teixeira, é apontado como suspeito de ser o lobista “que facilitou o acerto entre os investigados”. Já na proa do processo estão dois ex-diretores da CPTM, empresa de trens metropolitanos, acusados pelo MP “de terem praticado os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por supostamente terem montado uma empresa para receber suborno e favorecerem as companhias”, segundo a reportagem. São eles: João Roberto Zaniboni e Ademir Venâncio de Araújo.

Entre os beneficiados pela ocorrência da prescrição, segundo a Folha estão o ex-presidente da CPTM Olivier Hossepian Salles de Lima, suspeito de ter recebido propina, e Mário Bandeira,  investigado por supostamente ter violado a Lei de Licitações.

Posted in Construção, Transportes e logística

Navegação de Post

Fabricante chinesa de telecom atende Brasil via Mercosul
Klüber desenvolve suporte em manutenção para mineradoras

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

© 2019 InfraRoi | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Criaturo