Sincronizar rede com a nuvem é chave para otimizar tráfego, mostra Citrix

InfraDigital, patrocinado (*) – 13.05.2021 – Companhia identificou que as redes de dados atuais são gargalos na expansão para a nuvem em grande parte das corporações

Um estudo da IDC realizado para a Citrix identificou que 82% das corporações entrevistadas acreditam que a complexidade de suas redes de dados é obstáculo para expansões de arquiteturas para a nuvem. Ainda, para 40% deles, a rede atual atende a apenas algumas das suas necessidades e isso pode representar entraves na hora de expandir serviços, sejam eles em estratégias de nuvem híbrida, multinuvem ou todas as nuvens.

Na avaliação da Citrix, os resultados mostram que estamos em um cenário de mudanças constantes, no qual se torna indispensável otimizar o modo como as informações circulam nas empresas. “É preciso criar um cenário no qual a rede e a nuvem funcionem de forma coordenada”, defende a companhia.

Citrix complementa solução de redes definidas por software para WANs

Para detalhar essas ações, a Citrix listou uma série de soluções aplicáveis e as informações estão disponibilizadas neste ebook, cujo objetivo é demonstrar como devem ser criados os espaços de trabalho digitais seguros.

As organizações costumam usar a WAN (Wide Área Network) para redirecionar o tráfego desde filiais e locais remotos até o centro de dados. Segundo a Citrix, isso não é aconselhável. Primeiro porque é caro e ineficiente fazer com que o tráfego se direcione ao centro de dados dando múltiplos saltos, em vez de ir diretamente de cada filial para a Internet ou SaaS (software como serviço). Depois, porque é desfavorável em termos de desempenho, já que o desvio ao centro de dados00 adiciona latência, tornando os aplicativos e o acesso mais lentos. “Nesse contexto, usar WAN como parte do projeto de nuvem faz com que a experiência seja mais ágil, segura e econômica”, defende a Citrix.

Unificar na nuvem é a saída

Segundo a IDC, cerca de 79% das empresas em todo o mundo planejam reavaliar as suas infraestruturas de redes atuais para lidar melhor com uma estratégia de entrega de aplicativos unificada. Isto abrange desde centros de dados locais até a nuvem pública, envolvendo toda a WAN, inclusive nas filiais das corporações e operações em locais remotos.

Os benefícios diretos desse tipo de estratégia unificada seriam o aumento da eficiência da área de TI, a diminuição das violações de segurança e a redução da carga de trabalho das equipes de TI, permitindo que elas se concentrem em questões mais estratégicas. Veja mais detalhes no ebook da Citrix.

* O InfraDigital é um projeto comum de conteúdo do InfraROI e o do IPNews. Para informações sobre o formato, consulte Jackeline Carvalho (jackeline@cinterativa.com.br), Nelson Valêncio (nelson@canaris-com.com.br) ou Rodrigo Santos (rodrigo@canaris-com.com.br).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *