Titan reforça oferta de pneus para equipamentos de construção e mineração
Por Rodrigo Conceição Santos – 17.06.2015 –
Mais consolidada no setor agrícola, principalmente após a compra da fábrica brasileira da Goodyear, a empresa lança novos modelos de pneus OTR para ampliar participação em outros nichos da infraestrutura.
A exposição numa feira de negócios voltada à equipamentos de construção e mineração (M&T Expo, na semana passada) sinaliza que a Titan está atrás de mais negócios nesse mercado. A empresa já tem incursão no setor através da ITM Italtractor, voltada a materiais rodantes em equipamentos sobre esteiras, mas também cultiva avanço na área de pneus OTR (fora-de-estrada) ao ter modelos homologados pela Caterpillar, CNH, JCB e Randon. Mundialmente, atua com a Titan Mining Service com operações na Austrália, Chile e Peru e integra um grupo restrito de fabricantes que produzem pneus gigantes para mineração, atendendo mercados com aros de 49, 51, 57 e 63 polegadas. Agora, segundo Emydio Gaio, responsável de desenvolvimento da marca Titan Pneus no Brasil, a empresa vai reforçar sua estratégia de desenvolver tecnologias que atendam oportunidades e demandas do mercado local e a comprovação disso seriam as mais de 30 novas medidas de pneus OTR lançadas de 2011 a 2015.
Os lançamentos mais recentes são os pneus de medida 23.5R25, 13.0-24 e 17.5-25, com construção radial ou diagonal e voltados para pás carregadeiras ou motoniveladoras, dependendo do modelo. Questionado sobre a predileção do mercado por radiais ou diagonais, ele avalia que, atualmente 70% dos pneus OTR são diagonais, mas que o tipo de aplicação é quem definirá a tecnologia mais adequada.
“Na utilização para nivelamentos mais precisos em motoniveladoras, por exemplo, os pneus diagonais tendem a se comportar melhor, devido à menor deflexão lateral”, diz. “Porém, os pneus radiais possuem área de contato maior no solo, maior tração e melhor distribuição de carga, atributos que fazem a diferença em outros tipos de aplicação”, completa, explicando porque a escolha da tecnologia mais adequada depende do conhecimento sobre cada operação.
Segundo Emydio Gaio, a boa performance ainda depende dos atributos de construção e de tecnologia do pneu, tais como capacidade de tração, desenho e profundidade da banda de rodagem adequada ao tipo de operação. “Ainda é preciso considerar o reforço da carcaça para suportar a carga e torque dos equipamentos, além dos compostos de borracha adequados, utilizados para cada tipo de aplicação”, diz.
Pneus Radiais ganham destaque no setor off road
A característica de operação dos veículos, o trajeto, o volume de carga, a velocidade e a temperatura também indicarão a construção mais adequada ao pneu para que ele sofra menor desgaste e ofereça melhor performance durante a operação.
De acordo com os detalhes relatados por Gaio, o know-how é uma das armas da Titan Pneus para ganhar mercado e isso envolve essas avaliações de aplicação e também outras variáveis como qualidade operacional e até de manutenção preventiva dos pneus. “Nesse último caso, vale lembrar que os pneus representam o segundo maior custo de manutenção de frota nos segmentos de construção e mineração, ficando atrás apenas do combustível”, finaliza.