Eletra lança nova versão de ônibus elétrico

Da Redação – 22.09.2017 –

Com 13,2 metros de comprimento, veículo pode rodar como elétrico híbrido ou elétrico puro

A fabricante de São Bernardo do Campo está apresentando o novo Dual Bus no Salão Latino-Americano de Veículos Híbridos-Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que começou ontem e acaba hoje em São Paulo. “Nosso objetivo é mostrar ao mercado um modelo inovador. Diferentemente do modelo articulado, já apresentado, com a opção de elétrico híbrido e trólebus, tem dimensões menores e pode circular como elétrico híbrido ou elétrico puro”, explica Iêda Alves Oliveira, da Eletra.

De acordo com ela, o veículo tem capacidade para transportar 82 passageiros e possui um sistema padronizado de tração, que pode ser alimentado por várias fontes de energia. Na prática, ele incorpora duas tecnologias no mesmo ônibus e com o mesmo desempenho operacional – como elétrico híbrido e como deslocamento feito somente com baterias (elétrico puro), com autonomia para 20 quilômetros.

O Dual Bus é tracionado apenas pelo motor elétrico e a energia para mover esse motor vem de um banco de baterias e de um motor gerador. Esse modelo de veículo elétrico híbrido funciona com as duas fontes de energia (motor gerador e baterias) operando simultaneamente. Como o motor gerador só é usado para produção de energia (e não para tracionar o ônibus), ele é menor que um motor convencional a diesel e está em regime estacionário. O resultado é uma diminuição de emissão de poluentes, que chega a 95% de material particulado em comparação com um ônibus a diesel comum.

Outro ponto de destaque do novo modelo é que ele não demanda investimentos em infraestrutura de recarga para as baterias, pois quando está operando como híbrido ou elétrico as baterias também são recarregadas nas frenagens por meio de um sistema conhecido como Kers, sigla em inglês para sistema de recuperação de energia cinética. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.