Embratel e T-Systems fecham parceria para IoT no Brasil

Da Redação – 16.01.2018 –

Com o acordo, a subsidiária da Deutsche Telekom torna-se uma operadora de rede móvel virtual (MVNO)

O foco é a oferta de conectividade de Internet das Coisas (IoT) no mercado brasileiro, mais exatamente o IoT Service Portal, serviço já disponibilizado pelo Grupo Deutsche Telekom, dono da T-Systems, em outros locais, inclusive Europa, Estados Unidos e China. Na prática, a T-Systems Brasil vai utilizar a rede da Embratel e da Claro, tornando-se uma operadora móvel virtual (MVNO), ou seja, uma empresa que atua como operadora sem ter uma infraestrutura física própria.

O IoT Service Portal permite a operação e controle, em tempo real, de comunicações máquina a máquina (M2M): os usuários podem monitorar todos os seus cartões M2M com seus correspondentes planos de dados e volumes de transmissão. Exemplo: uma concessionária de energia pode controlar seus equipamentos de campo que contenham cartões M2M embutidos, remota e automaticamente.

A empresa que tiver um plano M2M do novo serviço também poderá ativar, bloquear ou desabilitar seus cartões inteligentes M2M e também mudar seus planos de dados e funcionalidades. Para controlar a transmissão de dados, eles podem criar alertas para cada cartão, recebendo notificações automaticamente. O portal é acessível por meio de uma conexão segura e suas funcionalidades podem ser facilmente integradas com ambientes de TI já existentes graças aplicativos criados pela T-Systems.

“Atualmente, toda grande companhia precisa de conectividade para os aplicativos IoT que estão procurando implementar. Certamente nossa parceria com a Embratel vai permitir à T-Systems Brasil e ao Grupo Deutsche Telekom trazer serviços inovadores para o mercado brasileiro”, afirma Ideval Munhoz, presidente da T-Systems Brasil.

“Por meio desta parceria, a T-Systems terá acesso à melhor tecnologia do mercado. Com o suporte da Embratel, a T-Systems terá conectividade, disponibilidade e qualidade de rede para suportar as operações de IoT de seus clientes globais no Brasil”, diz Marcello Miguel, diretor executivo de Marketing e Negócios da Embratel.