Com primeira usina exclusiva, hidrogênio mostra força para substituir gasolina

Usina de hidrogênio da Air Liquide poderá abastecer cerca 35 mil veículos elétricos por dia na Califórnia a partir de 2022.

Da Redação – 07.12.2018 –

A Air Liquide anuncia que irá construir a primeira usina de hidrogênio do mundo totalmente focada no abastecimento de energia para veículos elétricos. O empreendimento, no Oeste dos Estados Unidos, visa transferir hidrogênio a postos de abastecimento de combustível líquido no estado da Califórnia. A FistElement Fuel, empresa de varejo de hidrogênio, será responsável pelo fornecimento.

O investimento previsto ultrapassa a casa dos 150 milhões de dólares para a construção da usina, cujo início está previsto para os primeiros meses de 2019. A unidade projetada deve ter capacidade para produzir pouco menos de 30 toneladas de hidrogênio por dia, o suficiente para abastecer 35 mil veículos elétricos movidos a células de combustível.

Essa usina também abastecerá outros mercados de veículos movidos à célula de combustível na região, como o de transporte, de manuseio de material, empilhadeiras e carretas. “A Air Liquide está realizando investimentos privados expressivos na construção de uma unidade vital para o crescimento da rede de hidrogênio da Califórnia. Essa é mais uma indicação do potencial do hidrogênio como substituto da gasolina”, diz Joel Ewanick, fundador e diretor executivo da FirstElement Fuel.