Terminal Ferroviário de Rondonópolis recebe R$ 200 mi para expansão

Da Redação – 07.12.2018 –

A operadora logística Rumo anuncia investimento de R$ 200 milhões no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, um dos principais eixos de escoamento de grãos do Centro-Oeste do país. A intenção é justamente atender ao crescimento da demanda prevista para as commodities nos próximos anos.

Segundo a Rumo, o aporte atenderá a construção de três novos silos metálicos, quatro moegas, uma tulha ferroviária para três vagões, balanças rodoviárias no pátio de entrada e saída, novas esteiras transportadoras, pavimentação e drenagem. Também estão previstas obras de adequações de sistema elétrico, combate a incêndio, ar comprimido, instalações de apoio e subestações. “É uma obra planejada e que dá continuidade aos investimentos da companhia no terminal. Toda a cadeia logística será beneficiada, potencializando os processos de expedição, armazenagem e segurança de operação”, explica Fabrício Degani, diretor de portos e terminais da Rumo.

A empresa já vem modernizando o terminal, considerado por ela o o principal corredor ferroviário do país, que liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos. Hoje ele opera com 11 moegas, que possibilitam descarregar mais de 80 caminhões por hora, possui um armazém com capacidade estática de 45 mil toneladas e duas linhas ferroviárias com cinco tulhas, permitindo carregar 40 vagões por hora.

Com o novo investimento, a capacidade de carga deve aumentar em 6 milhões de toneladas.