Locadores de equipamentos rumam à digitalização

 Equipment World – 21.05.2019 –

“Precisamos dar aos nossos clientes equipamentos confiáveis ​​na hora certa, prontos para serem executados e de uma forma que os ajude a realizar seus trabalhos”, diz Chris Hummel, diretor de marketing da United Rentals. “Há uma enorme mudança estrutural, com os usuários se afastando da propriedade para o aluguel”, diz John Washburn, vice-presidente sênior de marketing e vendas da Sunbelt Rentals. “Então, se eles não forem os proprietários, precisam estar disponíveis quando eles chamam.” Ele também precisa ser fácil de alugar, seja um pedido on-line ou uma interação com um representante de vendas. “Embora as interações humanas sempre estejam envolvidas, estamos em transição para a era digital”, diz Washburn.

Mas os clientes de aluguel querem mais do que o básico atualmente; Eles querem uma visão de como as locadoras de veículos se encaixam no gerenciamento total da frota, e as empresas de locação estão respondendo à tarefa.

“A ideia é usar o equipamento da maneira mais eficiente possível, para que possam alugar o mínimo possível de nós”, diz Hummel. “É uma coisa estranha para uma empresa de aluguel de equipamentos dizer, mas achamos que isso faz parte de ajudá-los a fazer melhor o trabalho deles.”

“Os clientes querem entender onde seus ativos alugados estão localizados, seus custos de produção e queima de combustível e tempo ocioso”, diz Andy Grover, gerente de produto digital da Caterpillar – locação e uso. Com todos os ativos de aluguel conectados através da rede de revendedores da Cat, o objetivo é oferecer suporte aos clientes com relatórios de telemática nessas máquinas, um recurso que estará disponível ainda este ano no catrentalstore.com.

Para alguns clientes, será importante rastrear a localização de todas as máquinas de locação posicionadas em vários locais de trabalho. “Digamos que você tenha um carregador no local de trabalho e que haja um novo trabalho a partir de cinco milhas”, explica Grover. “Se houver uma oportunidade de melhorar a utilização desse ativo, pode fazer sentido simplesmente mover a máquina em vez de solicitar outra”.

O sistema Total Control da United foi projetado para rastrear toda a frota de um cliente – alugada e própria – em vários locais de trabalho em tempo real. Com o sistema, os usuários podem identificar locais de equipamentos, agilizar e desativar processos de aluguel e faturamento e usar alertas para ficar por dentro de tudo. Os usuários podem personalizar os recursos de relatórios e analisar rapidamente os principais indicadores de desempenho e outras estatísticas e acessar as informações por web ou telefone. O Centro de Comando on-line da Sunbelt permite que os clientes vejam onde o equipamento solicitado está no ciclo de entrega.

“Em alguns casos, conhecemos os hábitos de aluguel de nossos clientes melhor do que eles mesmos”, diz Washburn. “E capacitamos nossa força de vendas diretas com tecnologia que lhes permite fornecer disponibilidade e preços em tempo real a partir de seus telefones”. A capacidade de acessar o processo de locação por meio de um website ou de um aplicativo para dispositivos móveis é outra solicitação do cliente.

O Command Center foi aprimorado ao longo dos anos para responder às solicitações dos clientes por ferramentas de gerenciamento de ativos. “Eles podem ver em qualquer momento exatamente o que está no aluguel, quanto tempo tem sido no aluguel e entender as métricas de utilização”, diz Washburn. Isso permite que os clientes gerenciem seu ciclo de aluguel do começo ao fim. Outros recursos incluem faturamento sem papel, alertas personalizados, como notificações quando um pedido de compra atingiu um limite e relatórios de aluguel específicos do trabalho. “Os projetos de nossos clientes são difíceis o suficiente”, diz Washburn. “Precisamos facilitar o aluguel de equipamentos para eles.”