ABB aponta que uso de motores mais eficientes reduziria o consumo global de eletricidade em 10%

Redação – 28.09.2021 – Fabricante afirma que os mais recentes modelos de motores elétricos evoluíram para atingir 95% de eficiência 

Segundo um levantamento do Grupo ABB, 45% da eletricidade consumida no mundo corresponde a motores industriais ou em edifícios. São cerca de 300 milhões de motores elétricos industriais em operação que, se substituídos, por motores altamente eficientes, o consumo global de eletricidade poderia ser reduzido em 10%. 

De acordo com a ABB, cabe a empresas como ela a trabalhar com clientes para oferecer soluções mais eficientes do ponto de vista energético. O ideal é que a indústria invista em motores de acionamentos altamente eficientes, que ajustam a velocidade e o torque do motor às necessidades do sistema. Por exemplo, a escada rolante que acelera quando uma pessoa sobe. 

Ao incorporar um drive em um motor, o consumo de energia pode ser reduzido em 25% e, atualmente, apenas 23% dos motores em operação possuem esse sistema. Essa é mais uma mudança importante que pode ser implementada para atingir a meta de emissão zero até 2050.

Casos de sucesso com motores mais eficientes

Um exemplo da capacidade de reduzir o consumo de energia por meio de motores mais eficientes está no maior complexo de concentrado de cobre do mundo, no Peru, que conseguiu poupar de 17% da energia com a atualização de seus ativos. A isto acrescente-se a Viña Cono Sur, no Chile, na qual a solução ABB permitiu atingir 42% das poupanças energéticas. 

Também há casos de sucesso no Brasil. O primeiro, na fábrica de papel da Guapi Papéis onde foi gerada uma economia de 90% da energia elétrica, graças a uma solução da ABB que incluiu motores de um padrão de eficiência superior, impulsionado por Drives que controlam o torque e a velocidade, e que são medidos e controlados pelo Sistema de Controle Distribuído ABB Ability 800xA. 

O segundo caso está na maior empresa de água da região centro-oeste, a Saneago, na qual foram alcançados 25% de economia de energia. A empresa que atende 5,7 milhões de pessoas com água tratada no estado de Goiás, implantou novos equipamentos, além da solução ABB Ability Digital Powertrain, que permite o monitoramento remoto de ativos para melhorar a eficiência energética e a confiabilidade de quatro importantes estações de bombeamento. 

O projeto começou com estudo de eficiência energética que indicou o potencial da Saneago para economizar mais de 6.000 MWh por ano, cerca de US$ 700 mil. Foram instalados 15 motores de alta eficiência e 15 inversores de frequência dedicados à água ACQ580 para controlar a velocidade e o torque dos motores e bombas de água.