Com melhorias nas áreas logística e em equipamentos, LafargeHolcim aumenta expedição de cimento

Redação – 08.11.2021 – Melhorias de gestão, manutenção preventiva dos equipamentos e investimento em tecnologia aumentam desempenho da área de distribuição

A LafargeHolcim Brasil registrou recorde de expedição de cimento em todas as regiões em que atua. A empresa não revelou números, mas a implementação de melhorias nas áreas de logística e distribuição e de gestão de pessoas trouxe resultados no índice. Segundo a empresa, com as mudanças, a empresa opera de forma ainda mais competitiva, atendendo uma maior demanda vinda da área comercial, em menor tempo e com maior confiabilidade em relação à entrega. 

Outro diferencial foi o investimento no Rotolock, novo sistema para dosagem e controle do fluxo de materiais nas ensacadeiras, que aumenta o rendimento das máquinas em 30%. A meta estabelecida e alcançada foi trabalhar com no mínimo 85% da capacidade dos equipamentos. Com as mudanças implantadas, além de melhorar o rendimento dos equipamentos, as ensacadeiras apresentaram menor índice de manutenção corretiva e rasgamentos. 

A LafargeHolcim explica que o primeiro passo para a melhoria da produtividade foi identificar os gargalos que impediam os equipamentos (ensacadeiras e paletizadoras) de atingir sua capacidade máxima. O diagnóstico detectou a necessidade de intensificar a manutenção preventiva nas máquinas, que estavam trabalhando abaixo da capacidade, a fim de evitar defeitos e garantir o maior rendimento na operação. 

Outra mudança que a empresa tomou foi na gestão de pessoas. A companhia destaca que os times vêm trabalhando mais motivados depois que a equipe de supervisão passou a ouvir o pessoal da base, nas plantas, para perceber o que poderia ser ajustado. 

Investimento em novos equipamentos

O investimento em equipamentos mais eficazes também foi diferencial para o resultado, afirma a LafargeHolcim. O Rotolock foi instalado nas unidades de Pedro Leopoldo (MG), Barroso (MG) e Caaporã (PB). O novo equipamento trabalha com maior rotação, aumentando a produtividade das ensacadeiras. Ele ainda oferece maior precisão no volume das sacarias ao encher os sacos de cimento, o que gera menor perda de produto. 

A LafargeHolcim Brasil ainda firmou parceria com a MRS Logística para melhorar o custo do frete entre Pedro Leopoldo para Santo André (SP), fazendo com que o produto da empresa seja mais competitivo em São Paulo, um mercado desafiador para a empresa. Outra parceria fechada foi com a VLI, que transporta o cimento entre Pedro Leopoldo (MG) e Candeias (BA) por via ferroviária.